Museu Histórico e Pedagógico Brigadeiro Tobias Aguiar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Histórico e Pedagógico Brigadeiro Tobias Aguiar
Tipo museu
Inauguração 1957 (67 anos)
Geografia
Coordenadas 23° 30' 23.121" S 47° 21' 48.298" O
Mapa
Localidade Casarão Brigadeiro Tobias
Localização Sorocaba - Brasil
Homenageado Rafael Tobias de Aguiar

Museu Histórico e Pedagógico Brigadeiro Tobias Aguiar é um museu brasileiro localizado na cidade de Sorocaba. Possui exposição permanente sobre a temática tropeira e um rico acervo formado por telas, pinturas, mobiliário e utensílios do cotidiano tropeiro.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Museu histórico e pedagógico Brigadeiro Tobias Aguiar foi criado na década de 1950, no contexto em que Sólon Borges dos Reis, o então Diretor Geral do Departamento de Educação da Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, propôs ao secretário Vicente de Paula Lima a criação dos primeiros museus históricos e pedagógicos, conhecidos pela sigla "MHP".[1] A intenção era a de criar centros de memória e de pesquisa acerca da vida dos quatro presidentes republicanos oriundos do estado de São Paulo.[1] Num primeiro momento, foram criados os museus históricos e pedagógicos nas cidades de Piracicaba, Campinas, Guaratinguetá e Batatais.

Mais pontualmente no ano de 1957, Borges dos Reis afasta-se da Secretaria de Educação e convida Vinício Stein Campos para assumir a direção do Serviço de Museus Históricos.[1] Nesse mesmo ano, é proposta a criação de mais cinco museus o de Capivari, Santos, Pindamonhangaba) e Porto Feliz, além do próprio MHP Brigadeiro Tobias Aguiar, na cidade de Sorocaba.[1]

Dirigentes[editar | editar código-fonte]

  • Vera Ravagnani Job[2]

Brigadeiro Tobias Aguiar[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Rafael Tobias de Aguiar

Rafael Tobias de Aguiar (Sorocaba, 4 de outubro de 1794 — litoral do Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1857) foi um líder político e militar paulista. Conhecido como "Brigadeiro Tobias de Aguiar", foi um dos líderes do partido liberal paulista na primeira metade do Século XIX e um dos líderes da Revolução Liberal de 1842, em São Paulo. Casou-se com a Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo em 1842.

É o patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo e seu nome homenageia o primeiro batalhão de Choque, chamado Batalhão Tobias de Aguiar, responsável pela ROTA - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Faleceu em viagem da cidade de Santos para o Rio de Janeiro, a bordo do vapor Piratininga, no dia 7 de outubro de 1857, aos 63 anos.

Referências

  1. a b c d Misan, Simona (Dezembro de 2008). «Os museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo». Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. 16 (2): 175–204. ISSN 0101-4714. doi:10.1590/S0101-47142008000200006 
  2. Baddini, Cássia Maria (2002). Sorocaba no Império: comércio de animais e desenvolvimento urbano. [S.l.]: Annablume