Ácido conjugado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Segundo a teoria ácido-base de Brønsted-Lowry, um ácido conjugado é a parte ácida de um par de espécies químicas (íons ou moléculas) que se formam em consequência da ionização de um ácido (HX) que perde um hidrogênio (H+). A parte básica que se forma após a transferência (X) é chamada base conjugada. Assim, o ácido HCl Brønsted e sua base conjugada Cl constituem um par conjugado ácido-base.[1]

O modelo de Brønsted-Lowry baseia-se na ideia de que os ácidos são doadores de prótons, e as bases são receptoras de prótons. A base conjugada ou o ácido conjugado é o que resulta depois que um ácido perde um próton ou que uma base ganha um próton, respectivamente.

Em solução aquosa, supondo que HX seja um ácido genérico e X- a sua base conjugada, a reação química de equilíbrio que ocorre é da forma:


HX + H2O  \rightleftharpoons X + H3O+


Ácido + Base \rightleftharpoons Base conjugada + Ácido conjugado


Portanto, o ácido H3O+, formado por protonação da base H2O, é chamado ácido conjugado de H2O; e H2O é a base conjugada de H3O+. [1]

O ácido conjugado de uma base forte é um ácido fraco ou nulo. O ácido conjugado de uma base fraca ou nula é um ácido forte. Nos casos intermediários, quanto mais forte for a base, mais fraco será o ácido conjugado, e, reciprocamente, quanto mais forte for o ácido conjugado, mais fraca será a base. Abaixo estão tabulados diversos exemplos de pares de ácidos e bases conjugados. No sentido descendente da tabela, a força dos ácidos diminui e a força das bases aumenta .

Ácido Base
HFSbF5 Ácido fluoroantimônico SbF6 Íon hexafluoroantimoniato
HCl Ácido clorídrico Cl Íon cloreto
H2SO4 Ácido sulfúrico HSO4 Íon sulfato de hidrogênio
HNO3 Ácido nítrico NO3 Íon nitrato
H3O+ Íon hidrônio ou hidroxônio H2O Água
HSO4 Íon sulfato de hidrogênio SO42− Íon sulfato
H3PO4 Ácido fosfórico H2PO4 Íon dihidrogenofosfato
CH3COOH Ácido acético CH3COO Íon acetato
H2CO3 Ácido carbônico HCO3 Íon carbonato de hidrogênio
H2S Ácido sulfídrico HS Íon sulfeto de hidrogênio
H2PO4 Íon dihidrogenofosfato HPO42− Íon hidrogenofosfato
NH4+ Íon amônio NH3 Amônia
HCO3 Íon hidrogenocarbonato (bicarbonato) CO32− Íon carbonato
HPO42− Íon hidrogenofosfato PO43− Íon fosfato
H2O Água (neutra, pH 7) OH Íon hidróxido

Referências

  • CHANG, Raymond; CRUICKSHANK, Brandon; Química; trad. Maria José Ferreira Rebelo et al., 8ª ed.. Lisboa: Mcgraw-Hill, 2005.

Ver também[editar | editar código-fonte]