Ácido docosa-hexaenoico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ácido docosa-hexaenóico
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC Ácido (4Z,7Z,10Z,13Z,16Z,19Z)-docosa-4,7,10,13,16,19-hexaenoico
Outros nomes Ácido cervoico, DHA, ácido docosa-hexaenoico
Identificadores
Número CAS 6217-54-5
PubChem 3144
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C22H32O2.
Massa molar 328.488 g/mol
Ponto de fusão

-44 °C[1]

Índice de refracção (nD) 1,5043 [carece de fontes?]
Riscos associados
Frases R -
Frases S S23, S24/25
Compostos relacionados
Ácidos graxos relacionados Ácido eicosapentaenoico (C20:5 (ω-3))
Ácido beénico (C22:0)
Ácido docosapentaenoico (C22:5 (ω-3))
Ácido tetracosaexaneoico (C24:6 (ω-3))
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O ácido docosa-hexaenóico (DHA) é um ácido essencialmente graxo do tipo omega-3. Quimicamente, é um ácido carboxílico. DHA é uma abreviatura em inglês que significa Ácido-Docosa-Hexaenóico (Docosa-hexaenoic-acid). É um ácido graxo vital para o desenvolvimento e manutenção da saúde. Se encontra no óleos dos peixes, ainda que também se comercialize o óleo de algas unicelulares como a Crypthecodinium cohnii.[2] Cientistas da Universidade da Califórnia têm pesquisado que o consumo deste ácido detém a deterioração que causa o Alzheimer.[3]

Onde encontrá-lo[editar | editar código-fonte]

É possível metabolizar DHA através da conversão no organismo do ácido alfa-linolênico (ALA), outro Ácido graxo ômega 3, mas o grau de conversão é reduzido, o que torna difícil obter através da conversão do ALA a quantidade recomendada de 220 mg diários de DHA.

Podemos encontrá-lo em peixes de água fria (como o salmão, o arenque ou a anchova) e, segundo estudos recentes por médicos e cientistas de Europa, em um atum de qualidade especial, no óleo de fígado de bacalhau e em algumas algas microscópicas. Estas últimas são a fonte de DHA dos peixes, e uma opção dietética para vegetarianos e vegans.

Diversos estudos têm sido realizados para analisar as propriedades dos omega-3 e em especial do DHA, na Europa se obtém o DHA mais puro que existe no mercado: 70% na forma de triglicerídeos com boa absorção e biodisponibilidade. O DHA no mercado se encontra de 50, 60 e 70% na forma de etil ou metil ésteres, o DHA europeu está na forma de triglicérides. Os triglicérides de DHA são os que melhor são absorvidos e têm mais implicações fisiológicas e metabólicas.

Quando se compra um DHA de baixa concentração, por exemplo um DHA de pescado, está se comprando um azeite com um conteúdo de DHA dentre 15 a 20%. Algumas pessoas creem que tomar estes DHA com concentrações de 15 a 20% em uma maior dose ao dia irá igualar à porcentagem do DHA de 70% que mencionamos; entretanto numerosos estudos no Japão têm demonstrado como os efeitos metabólicos de um DHA a 70% são superiores a um de baixa concentração.

Ao mesmo tempo que cresce a sensibilização em matéria de alimentação e saúde, aumenta na Europa a aceitação do pescado como opção alimentar saudável. O pescado constitui uma fonte importante de proteínas de alta qualidade, minerais e vitaminas. Além disso, o pescado azul é rico em ácidos graxos poliinsaturados (AGPI) omega-3, cujas propriedades para a saúde são um fato reconhecido. Recentemente, a confiança do público tem sido abalada por um informe que destacava os riscos associados a uma exposição a contaminantes ambientais como o mercúrio e as dioxinas, que como se sabe, acumulam no pescado. Entretanto, tanto os dados disponíveis como a interpretação das autoridades competentes indicam que os níveis de contaminantes que se encontram no pescado azul e no atum do qual se extrai o Alfa DHA, estão muito abaixo do limite considerado perigoso, o que o faz único e característico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto orgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.