Água Boa (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outro significado de Água Boa, veja Água Boa.
Água Boa
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico aguaboense
Localização
Localização de Água Boa em Minas Gerais
Localização de Água Boa em Minas Gerais
Localização de Água Boa em Minas Gerais
Água Boa está localizado em: Brasil
Água Boa
Localização de Água Boa no Brasil
Mapa
Mapa de Água Boa
Coordenadas 17° 59' 48.93" S 42° 23' 26.10" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Angelândia, Capelinha, Franciscópolis, Itambacuri, Malacacheta, Santa Maria do Suaçuí, São José da Safira e São Sebastião do Maranhão
Distância até a capital 379 km
História
Fundação 12 de dezembro de 1953
Administração
Prefeito(a) Dr. Magno Cordeiro (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total 1,317,748 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 16,643 hab.
Densidade 12,7 hab./km²
Clima Semiárido
Altitude 415 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,642 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 63.112 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 3 311,00

Água Boa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 17º59'48.93" sul e a uma longitude 42º23'26.10" oeste, estando a uma altitude de 415 metros em relação ao nível do mar. A sede do município é cortada pelo rio Água Boa, em cujo vale a cidade se desenvolveu. Nas margens do rio fica o centro da cidade, chamado pela população de "a Praça". As demais ruas dão nomes ao que pode-se identificar como pré-bairros, que são o Curumim, o Bom Jesus, a 13 de Maio, a Divinéia, a Lagoinha e a Santa Clara. Nos dois morros ladeando a cidade cresceram os bairros chamados Maracangalha e Vila dos Operários (este também conhecido como Gambá). Há uma grande rivalidade entre o time de futebol do centro da cidade, chamado de "Time da Praça", e o time da Vila dos Operários, chamado de "Time do Morro". Este último, no mais das vezes, sai vencedor das ferrenhas partidas que disputam.

No território do município existem outros rios além do rio Água Boa, como o rio Surubi e o rio Urupuca, e também alguns córregos, como o Baú e o Bugre. O clima da região é quente, tendente ao semiárido, com chuvas entre janeiro e março e seca no restante do ano.

Reza a tradição que o nome "Água Boa" vem da época em que os desbravadores, bandeirantes e tropeiros circulavam pela região, transportando mantimentos e produtos, no lombo de mulas de carga, para colonizar e abastecer o interior de Minas Gerais. Alguma das diversas nascentes, rios e córregos do local onde hoje está a cidade se tornou ponto de referência, parada e descanso dos colonizadores, que se referiam ao lugar como sendo "naquela nascente de água boa", ou seja, cuja água não era salobra ou barrenta, permitindo aos homens e animais beberem e servindo também para encher os cantis. Com o uso, o termo passou a ser resumido em "parada da Água Boa", que veio a originar o nome da cidade.

A estimativa de população para 1º de julho de 2008 era de 16.764 habitantes, somando-se a população da sede do município e de todos os vilarejos e região rural. Possui, como festa principal, o "Aguaboense Ausente", que ocorre tradicionalmente na última semana de julho de cada ano, quando inúmeros Aguaboenses voltam à sua cidade natal para reencontrar parentes e amigos.

Nas décadas de 70 e 80 o município ganhou alguma notoriedade em razão do excessivo número de brigas armadas e homicídios ocorridos na região, por disputas entre famílias rivais pela posse de terras e, principalmente, pelo controle da prefeitura local. O deputado estadual mineiro Vander Campos foi morto quando visitava aliados políticos nesta cidade.

A construção mais tradicional de Água Boa é a Igreja da Matriz, com sua alta torre se destacando na paisagem. Não há, no município, nenhuma indústria ou empresa que seja relevante para sua economia. As principais fontes de renda do município são o comércio, a criação de gado leiteiro e a plantação de café. Por ter um relevo formado basicamente por elevações montanhosas, não há vales que permitam a cultura de grãos em larga escala, e o café existente é plantado nas montanhas, em curvas de nível.

Água Boa possui uma área de 1.321,9 km². Apesar de a sede do município ser uma cidade pequena, seu território é muito vasto, sendo ocupado principalmente por pequenas fazendas de gado. Por infelicidade, a área demarcada como sendo de abrangência da SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste), que alcança diversos municípios pobres do nordeste de Minas Gerais, chega até a divisa de Água Boa, mas não inclui o município. Assim, nenhuma empresa possui incentivos fiscais ou financiamento especial para se instalar no local, o que perpetua sua situação de carência.

Existem vários vilarejos (distritos) pertencentes ao município e vinculados à prefeitura de Água Boa, tais como Palmeira de Resplendor, Catequeses, Santo Antônio e Graminha. O município ainda não é comarca judicial, não possuindo fórum. Suas questões judiciais tramitam no fórum da cidade vizinha, chamada Capelinha.

Duas escolas públicas estaduais chamam-se Joaquim Pimenta e Alfredo Sá.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.