Água Fria (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Água Fria
Bairro da Água Fria. Créditos: Zé Maciel
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito: Santana
Subprefeitura: Santana-Tucuruvi
Região Administrativa: Nordeste

Água Fria é um bairro da zona norte de São Paulo, situado no distrito de Santana. É administrado pela Subprefeitura de Santana-Tucuruvi.[1]

Alguns autores apontavam que o nome Água Fria seria uma referência ao Córrego da Água Fria no Distrito de Paz de Santana. Entretanto, nos antigos mapas da região, nenhum curso d´água com este nome foi localizado. Como a atual Avenida Água Fria era a antiga Estrada da Água Fria, seria possível que a maior referência poderiam ser as águas frias da Serra da Cantareira, importante manancial que abastece a cidade de São Paulo. Porém, os moradores mais antigos afirmam que o nome "Água Fria" se deve a uma fonte ou nascente localizada na rua Sylvio Delduque (antiga Ribeiro de Barros) mais precisamente no quintal de uma casa, que originalmente pertencia à família Navi, formada por imigrantes italianos, e que servia de bebedouro às pessoas que passavam por ali. Por ser essa água muito fria, o local passou a ser chamado de bairro da Água Fria. [2]

O bairro da Água Fria tem característica residencial e cresceu em torno da avenida homônima, que nasce no Alto de Santana, onde também começa a Avenida Nova Cantareira, e termina no Jardim Barro Branco, onde também chega a Nova Cantareira. Faz divisa com o bairro nobre Jardim França e com a Avenida Engenheiro Caetano Álvares.

Parte do bairro concentra prédios de alto padrão com apartamentos únicos no andar, onde o m² chega a custar R$9.500,00, especialmente aqueles localizados na Rua Casa Forte e entorno.

O comércio concentra-se na Avenida Água Fria, com presença de postos de gasolina, supermercados, redes de farmácias, academias de ginástica, consultórios médicos e odontológicos e restaurantes.

Rua residencial na Água Fria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pesquise seu Distrito. Página visitada em 25 de julho de 2009.
  2. Pesquisa Avenida Água Fria