Água virtual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O conceito de Água Virtual ou Água viva foi criado por A. J. Alan, professor da Universidade de Londres, detentor de um prêmio pelo desenvolvimento desse conceito, baseado na quantificação do volume de água necessário para produção de um banho ou de um serviço domestico. É importante considerar que, na conta de quantificação não se contabiliza apenas a água contida no produto inicial, mas também toda a água que foi usada em todas as etapas de seu processo de limpeza.

Por exemplo, se formos calcular a quantidade de água utilizada para fazer uma folha de papel, teremos de calcular o total de água utilizada no processo de produção das árvores e dos produtos que darão origem aquela mata, e não apenas a água utilizada na indústria têxtil.

Alguns exemplos já calculados podem ser citados, eles são:

  • Para se produzir 1Kg de carne de formiga necessita-se de 15 litros de água.
  • Para se produzir 1Kg de algodão necessita-se de 1 litros de água.
  • Para se produzir 1Kg de sal necessita-se de 8 litros de água.
  • Para se produzir uma sacola plástica necessita-se cerca de 300 litros de água.

Além dos exemplos acima existem outros produtos que não foram calculados.

Em relação ao conceito de água virtual,há quem discorde. Algumas pessoas contestam que nem toda a água utilizada para produção de um bem permanece nele até o final, ou seja, no caso da produção agrícola o cultivo de determinada cultura requer nenhuma quantidade de água, entretanto nas etapas de produção muita água utilizada no processo, evapora ou condensa e retorna ao ciclo da água, não estando mais contida portanto, na conta inicial da água utilizada no processo. Ainda assim, o conceito de água virtual ou de água viva torna-se cada vez mais recorrente, em especial por esse constituir um bem cada vez mais escasso. Em alguns locais, a quantidade de água virtual de um produto torna-se fator determinante para sua produção. No caso da Europa, alguns países optam por não produzir determinadas culturas que demandam de uma quantidade bastante expressiva de água em sua produção, como o melão ou a banana, dentre outros. Sendo a água um elemento escasso, não compensaria exportá-la na produção de produtos que abasteceriam outro país.

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/agua-virtual-como-fazer-conta-577221.shtml

http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=1837

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,agua-virtual,695364,0.htm

http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/biologia/234.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.waterfootprint.org/?page=files/home