Álvaro da Cunha Mendes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Álvaro da Cunha Mendes (Maranguape, 6 de janeiro de 1872Fortaleza, 2 de outubro de 1937) foi o fundador do jornal Correio do Ceará em 2 de Março de 1915.[1]

Era filho de Manuel Cesário Mendes e de Francisca da Cunha Mendes, e sobrinho, por parte de pai, dos fundadores do Ateneu Cearense, os notáveis educadores e irmãos João Araújo e Manoel Teófilo da Costa Mendes, além do padre Francisco Inácio da Costa Mendes. Teve duas filhas: Estefânia da Cunha Mendes e Maria Helena da Cunha Mendes, que casou-se com Antônio de Oliveira Braga que é tio do Professor Historiador Gustavo Braga.

Em artigo publicado no jornal Correio do Ceará, no dia 5 de junho de 1965, Geraldo da Silva Nobre, citando o historiador Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, diz que um irmão de Álvaro Mendes, Antônio da Cunha Mendes, era bacharel em direito e exerceu, com êxito, a advocacia no Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o historiador, Antônio Mendes fundou a "Revista do Brasil", que tratava de literatura, exaltando o Ceará no sul do país. Citando o "Dicionário Bio-bibliográfico Cearense" do Barão de Studart, ainda tratando dos irmãos Mendes, o historiador informa que eles eram filhos de pessoas de família "das mais distintas" do Ceará.

Referências

  1. Nobre, Leila. «Correio do Ceará». Consultado em 17 de março de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.