Ária na corda sol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ária na corda Sol (G))
Ir para: navegação, pesquisa

A Ária na corda Sol (G) ou Ária da quarta corda é uma adaptação para violino e piano do segundo movimento da Suíte nº 3 para orquestra, de J. S. Bach.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A peça original faz parte da Suíte nº 3 para orquestra, em Ré Maior, de Johann Sebastian Bach, BWV 1068, escrita para o Príncipe Leopoldo, entre 1717 e 1723.

Os títulos "Ária na corda Sol" e "Ária da 4ª Corda" não são originais. Vieram de uma adaptação para violino e piano do 2º movimento da suíte nº 3 para orquestra, em Ré Maior, de J. S. Bach, feita por August Wilhelmj (1845 - 1908). Transpondo a tonalidade da peça de Ré Maior para Dó Maior, Wilhelmj foi capaz de tocar a peça em apenas uma corda de seu violino, a 4ª corda, que é normalmente afinada em Sol (G).

Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

O nome popular Ária na corda Sol tomou, hoje, o significado de quase todos os arranjos da famosa Ária de Bach, dentre eles:

  • Shiro Sagisu, compositor de música Anime (conhecido por compor a música de fundo de Neon Genesis Evangelion) fez um arranjo da Ária para o filme The End of Evangelion, cuja primeira metade é intitulada "Air / Love is Destructive".
  • Parte da música numa "Sweetbox" em Everything's Gonna Be Alright.
  • Um breve excerto da versão original de Bach aparece no desenho animado dos Beatles "Yellow Submarine", onde o submarino perdido no Mar dos Monstros acende um charuto explosivo que ele deu a um monstro em forma de caixa.
  • Também se popularizou na Itália, na versão cantada pelos Swingle Singers, como abertura do histórico programa científico de TV "Quark" de Rai Uno, desde 1981.
  • O guitarrista virtuose Yngwie Malmsteen costuma apresentar versões da Ária em seus álbuns e concertos ao vivo. Suas interpretações incluem "Air on a Theme" , "Air on a G String" (no seu álbum ao vivo) e no seu último Unleash The Fury. "Air".
  • No Simulador de Vôo Espacial Orbiter, essa é a música "default" no MP3 da cabine do piloto quando instalado o Add-On Orbiter Sound de Daniel Polli.
  • A melodia tem sido usada em vários filmes, tais como Se7en, Collateral e The Spy Who Loved Me.[2]
Air (BWV 1068)

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Referências

  1. Ewen, David. The complete book of classical music. [S.l.]: Prentice-Hall, 1965. p. 105.
  2. Rubin, Steven Jay. The complete James Bond movie encyclopedia. New York: Contemporary Books, 2003. p. 469. ISBN 9780071412469

Ligações externas[editar | editar código-fonte]