Árvore de decisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma árvore de decisão é uma representação de uma tabela de decisão sob a forma de uma árvore, porém podem haver outras aplicações. Tem a mesma utilidade da tabela de decisão. Trata-se de uma maneira alternativa de expressar as mesmas regras que são obtidas quando se constrói a tabela.

Seja a especificação do processo de cálculo do valor da conta de energia elétrica. Uma árvore de decisão para expressar tal problema seria:

Arvoredecisao.JPG
Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

É uma abordagem comportamental que usa diagramas para mapear as varias alternativas e resultados de decisões de investimento, assim como as probabilidades de ocorrerem. Baseia - se em estimativas e probabilidades associadas aos resultados de cursos de ação que competem entre si. O resultado de cada curso de ação é ponderado pela probabilidade associada a ele; o resultado ponderado é somado e o valor esperado de cada curso de ação é, então determinado. A alternativa que proporciona o valor esperado mais alto é preferível. Essencialmente, árvores de decisões são diagramas que permitem representar e avaliar problemas que envolvem decisões sequenciais, colocando em destaque os riscos e os resultados financeiros identificados nos diversos cursos de ação.