Thread (discussão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Árvore de discussão)
Exemplo gráfico de uma thread num fórum qualquer.

Uma thread,[1] também conhecida como linha de discussão ou fio de discussão[2] (ou ainda topic thread, discussion thread, árvore de tópicos ou árvore de discussão) é um recurso bastante comum na internet, em especial em fóruns de discussão. Consiste no encadeamento de uma conversa, a partir de uma mensagem original qualquer postada em algum local de discussão virtual, de respostas subordinadas uma à outra. É possível que haja resposta da resposta e assim por diante, formando então essa cadeia de tópicos que é chamada thread.

O termo thread, em especial, é um termo em inglês que significa "linha" ou "fio", em um sentido análogo à "linha do tempo" ou "linha de raciocínio"; nesse caso, a thread significa "linha de discussão" ou "fio de discussão". Apesar do termo ser usado normalmente no feminino, algumas vezes emprega-se o termo no masculino, como: "um thread de discussão".

Veja, por exemplo, na figura ao lado: uma possível cascata de conversa se desenrolou a partir de uma mensagem original qualquer. Uma linha de discussão se segue, por exemplo, passando pelas respostas: B, BA e BAB. Todo esse conjunto de respostas subordinadas à mensagem original formam uma thread de discussão. Geralmente, uma thread se prende ao assunto original, mas é possível que o assunto mude ao decorrer da discussão. Pode-se dizer que a tendência do assunto mudar é maior conforme aumenta a distância "horizontal" da mensagem original.

Algumas variações como: mail thread, Orkut thread, wikithread etc. podem existir de acordo com o ambiente que ocorre as threads de discussão.

Pode-se também chamar de "thread", não somente a árvore da discussão, mas o assunto em si. Por exemplo, pode-se dizer: "a thread sobre animais ficou enorme!".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Definição de thread do Glossário de Informática
  2. Syozi, Por Ricardo (26 de janeiro de 2022). «Como fazer uma thread no Twitter – Tecnoblog». Tecnoblog. Consultado em 28 de fevereiro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]