Átomo (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Átomo
Átomo (DC Comics).jpg

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição All-American Comics #19 (Out de 1940)
Criado por Ben Flinton
Bill O'Conner
Características do personagem
Alter ego Albert "Al" Pratt
Afiliações Sociedade da Justiça
All-Star Squadron
Ocupação Lutador profissional
Codinomes conhecidos O Poderoso ácaro
Habilidades Força e resistência, velocidade e durabilidade sobrehumanas, radioactividade "soco-atômico", invulnerabilidade a formas de radiação.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Átomo original (também chamado de Átomo da Era de Ouro, Átomo da Terra 2 e Átomo da Terra Paralela) é um personagem da DC Comics.[1] [2] [3] Este Átomo veio antes de Eléktron, herói da Liga da Justiça.

Origem[editar | editar código-fonte]

Albert "Al" Pratt era um rapaz baixinho e fraco que estudava física na Universidade de Calvin City. O ex-campeão dos pesos-pesados Joe Morgan aceitou treiná-lo e transformá-lo no atleta que desejava, em troca de um lugar para ficar e um trabalho honesto. Sob a tutela de Morgan, Pratt dobrou de peso e se tornou um grande lutador. Ele adotou a identidade e o uniforme de Átomo devido a um apelido que ganhou dos valentões que o atormentavam.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O Átomo tornou-se parte da Sociedade da Justiça, e mais tarde do Esquadrão Invencível.

Ele ganhou superforçaforça e agilidade ampliada, bem como o "soco atômico" durante uma exposição aos poderes radioativos do vilão Cyclotron. Estas habilidades se mantiveram latentes até que ele se expôs a uma explosão atômica em um confrontro da Sociedade da Justiça com o vilão Stalker em 1945. Al aposentou sua identidade secreta quando ele e o resto da Sociedade da Justiça foi pressionado pelo Congresso a revelar suas identidades secretas, em 1951. Ele casou então com Mary James e foir forçado pelo Governo americano a trabalhar como um agente secreto em troca da segurança da esposa por um breve período. Ele também ajudou a criar Terri Rotheinstein, a filha de Cyclotron, bem como mais tarde, o filho desta, Albert, que se tornaria o super-herói Nuklon, integrante da Corporação Infinito (chamado hoje de Esmaga-Átomo). Quando a Sociedade da Justiça foi reativada, o Átomo retomou a carreira e permaneceu ativo até sua morte durante a Zero Hora, pelas mãos do vilão Extemporâneo. Ele morreu sem saber que seu verdadeiro filho, que acreditave ter morrido com sua mulher durante o parto, estava vivo e havia se tornado o super-herói Grant Emerson, o Detonador.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.