Ç

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evolução do Z (Ꝣ) visigótico ao moderno Ç.

Ç, ç (-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino, usada nos alfabetos das línguas albanesa, azeri, lígure, tártara, turca, turcomena, curda e zazaki. Esta letra também aparece no catalão, francês, friulano, occitano e português como uma variante da letra "c".

Ç foi usado inicialmente para simbolizar a africada alveolar surda /t͡s/ no espanhol medieval e se origina da forma da letra "z" na escrita visigótica. Esse fonema teve origem no latim vulgar a partir da palatalização das consoantes plosivas /t/ e /k/ em determinadas condições. Posteriormente, /t͡s/ converteu-se em /s/ em várias línguas românicas e dialetos. Em espanhol já não se usa mais este símbolo desde uma reforma ortográfica ocorrida no século 18 (que substituiu "ç" pela então já dessonorizada "z").

No Alfabeto Fonético Internacional, "[ç]" representa a fricativa palatal surda.

Uso como letra variante em diversas línguas[editar | editar código-fonte]

Ç representa o som "suave" /s/ em posições em que um "c" normalmente representa o som "duro" /k/ (antes de "a", "o", "u", ou em final de palavra), nas línguas abaixo:

  • Português (cê cedilhado or cê-cedilha). Denota o /s/ surdo antes de "a", "o", or "u". No português moderno nunca se usa este caracter em início on final de palavra (por exemplo, o apelido para Conceição é São, não "Ção"). Em textos em português escritos à mão frequentemente se representa a cedilha como uma vírgula ou como um til girado em 90°.
  • Catalão. Conhecida como ce trencada ("cê quebrado"), pode ser usada antes de "a", "o", "u", ou ao final da palavra. Alguns exemplos de seu uso: amenaça "ameaça", torçat "torcido", xoriço "choriço", forçut "forte", dolç "doce", caça "caça". Uma palavra bastante conhecida é Barça, um diminutivo catalão bastante comum para o FC Barcelona usado em todo o mundo, inclusive pelos meios de comunicação em língua espanhola.
  • Francês (cé cédille). Exemplos: français "francês", garçon "menino", façade "fachada", grinçant "ginchado", leçon "lição", reçu "recebido". No francês pode-se usar este caracter em início de palavra (ça "aquele"), mas não ao final.[1] Em histórias em quadrinhos escritas à mão em letras maiúsculas, a cedilha é escrita como uma barra cruzando ao meio a curva inferior da letra "C", inclinada como um acento agudo.
  • Friulano (c cun cedilie). Representa a africada pós-alveolar surda /t͡ʃ/ antes de "a", "o", "u" ou ao final da palavra.
  • Occitano (ce cedilha). Exemplos: torçut "torcido", çò "este", ça que la "entretanto", braç "braço", brèç "berço", voraç "voraz".
  • Manês: usada no dígrafo "çh", pronunciado [t͡ʃ], para diferenciar do "ch" normal, pronunciado [x].

Uso na informática[editar | editar código-fonte]

Charset Unicode ISO 8859-1, 2, 3, 9, 14, 15, 16 HTML
Ç maiúscula U+00C7 C7 Ç
ç minúscula U+00E7 E7 ç

Entrada de dados[editar | editar código-fonte]

Nos teclados das línguas francesa, portuguesa, espanhola e italiana, o cê-cedilha está disponível como uma tecla independente; entretanto, na maioria dos outros teclados uma combinação de teclas precisa ser usada:

  • Em Mac OS, elas são Opt+C e Opt+Shift+C para minúscula e maiúscula, respectivamente.
  • No X Window System e em várias consolas Unix, deve-se pressionar em sequência Compose, , e C ou Shift+C. Opcionalmente, pode-se pressionar AltGr+= e após C ou Shift+C.
  • Em Microsoft Windows, usa-se Alt+0231 ou Alt+135 para a minúscula e Alt+0199 ou Alt+128 para a maiúscula.
  • As entidades HTML definidas são ç para a minúscula e Ç para a maiúscula.
  • Em TeX e LaTeX, \c é usado para adicionar a cedilha a uma letra; desta forma, \c{c} produz "ç".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A Academia Francesa Online dictionary também cita çà e çûdra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Ç ou ç.
Alfabeto latino básico (ISO)
Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz
Letra C com diacríticos
Letras que usam a cedilha

história paleografia derivações diacríticos pontuação numerais Unicode lista de letras