Ébano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaÉbano
Ébano.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ebenaceae
Género: Diospyros
Espécie: D. ebenum
Nome binomial
Diospyros ebenum
Koenig ex Retz.

Ébano é a designação comum às árvores do gênero Diospyros, da família das ebenáceas, em particular as pertencentes à espécie Diospyros ebenum. Estas árvores produzem uma madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa. De origem africana, é rara e muito utilizada na fabricação de mobiliário, instrumentos musicais e objetos decorativos.

O termo ébano também é muito aplicado em referência à raridade da cor negra que possua grande valor, assim como em elogio a pessoas negras.

No fabrico de instrumentos musicais, o ébano, após mineralização, é utilizado para fabricar o espelho dos violinos, as teclas pretas dos pianos e outros instrumentos de corda, por se tornar um mineral resistente, duradouro e bonito. O ébano é utilizado na construção do clarinete, da flauta transversal, do oboé e do corne inglês por ser uma madeira muito dura.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ébano
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.