Éden (São João de Meriti)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Éden é um bairro do município brasileiro de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro.1

É

História[editar | editar código-fonte]

Antigamente se intitulava Itinga (Em tupi-guarani, água branca). Uma empresa imobiliária interessada na venda de lotes na região descobriu sobre a lenda que descrevia o aparecimento de uma bruxa em noites de lua cheia, intitulada bruxa de Itinga. Tal descoberta não rendeu o esperado, pois a companhia não conseguiu vender os lotes, mas a mudança de nome para Éden (paraíso) foi inevitável.

O Bairro é cortado por uma linha férrea que já teve seu período áureo. A estação se encontra desativada porém a linha férrea ainda é utilizada para o transporte de cargas. Há ainda as ruínas do que foi a antiga estação ferroviária de Éden e o prédio já não existe mais e a sua linha é utilizada pela MRS Logística.

Vista do Éden

Contudo, o progresso trouxe um terminal rodoviário, que faz ligação com a capital (Central e Castelo), e possui duas linhas municipais (São João, Araruama, Coelho da Rocha e Vila Norma) e outras intermunicipal (Caxias, Queimados, Nilópolis, Cascadura, Niteroi, Itaguaí, Pavuna, Campo Grande e Cosmorama) além de contar com avenidas asfaltadas. A obra mais marcante foi a construção pelo governo do Estado de uma ampla galeria na Rua Jorge Nanhay extinguindo com uma vala então existente e resolvendo a problemática das enchentes.

O comércio é bastante ativo e conta com farmácias, bares, supermercados e açougues. Algumas de suas ruas principais são Rua Fragata, Doutor Délio Guaraná e Antônio Leite Ramalhete.

No bairro ainda há várias igrejas evangélicas, (onde o povo evangélico é bem numeroso na localidade) e o estádio do Éden Futebol Clube, agremiação esportiva que já conquistou diversos campeonatos de âmbito municipal e intermunicipal.

Há duas praças que servem como ponto de encontro dos jovens nos finais de semana. O Colégio Fluminense, o C.E.J.A., o CBE (Colégio Batista de Éden), o C.E.G.R.S (Colégio Estadual Gov. Roberto Silveira),o C.M.E (Colégio Meriti de Éden) o Novo Rumo e o C.E.L.V. (Centro Educacional Luz e Vida) são os principais colégios da região.

Referências