Édouard Daladier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Édouard Daladier

Édouard Daladier (Carpentras, 18 de Junho de 1884Paris, 10 de outubro de 1970) foi um político francês, membro do Partido Radical, ocupou o cargo de Presidente do Conselho (cargo correspondente a primeiro-ministro) da França por 3 vezes.

Era Presidente do Conselho no início da II Guerra Mundial e ficou particularmente conhecido como um dos signatários do Acordo de Munique, assinado em 29 de Setembro de 1938, juntamente com Hitler, Mussolini e o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain.

Formado em História, foi prefeito de sua cidade natal, deputado pelo Vaucluse (de 1919 a 1940) e ministro em diversas áreas a partir de 1924. Em 1927 foi eleito presidente do Partido Radical francês.

Era Ministro da Guerra no gabinete de Joseph Paul-Boncour quando assumiu o cargo de Presidente do Conselho pela primeira vez, em 31 de janeiro de 1933. Acumulando o cargo de Ministro da Guerra, seu governo durou até 26 de outubro de 1933, quando foi substituído por Albert Sarraut.

Continuou como Ministro da Guerra no governo de seu sucessor até ser convidado a formar um novo gabinete em 30 de janeiro de 1934. Este seu segundo mandato durou poucos dias, vindo a cair após a insurreição fascista de 6 de fevereiro de 1934.


Precedido por
Joseph Paul-Boncour
Primeiro-ministro da França
1933
Sucedido por
Albert Sarraut
Precedido por
Camille Chautemps
Primeiro-ministro da França
1934
Sucedido por
Gaston Doumergue
Precedido por
Léon Blum
Primeiro-ministro da França
1938 - 1940
Sucedido por
Paul Reynaud


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Édouard Daladier