Émile Gaboriau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Émile Gaboriau
Émile Gaboriau
Nascimento 9 de novembro de 1832
Saujon
Morte 28 de setembro de 1873 (40 anos)
Paris
Sepultamento Jonzac
Cidadania França
Ocupação escritor, jornalista, romancista, crime fiction writer
Obras destacadas Monsieur Lecoq

Émile Gaboriau[1] (Saujon, 9 de novembro de 1832Paris, 28 de setembro de 1873), foi um escritor francês, romancista, jornalista e um pioneiro da ficção policial.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Gaboriau nasceu na pequena cidade de Saujon, Charente-Maritime. Ele era filho de Charles Gabriel Gaboriau, funcionário público e sua mãe era Marguerite Stéphanie Gaboriau. Gaboriau tornou-se secretário de Paul Féval e, depois de publicar alguns romances e diversos escritos, encontrou seu verdadeiro dom em L'Affaire Lerouge (1866).[2]

Vida literária[editar | editar código-fonte]

L'Affaire Lerouge, que foi o primeiro romance policial de Gaboriau, apresentou um detetive amador. Também apresentou um jovem policial chamado Monsieur Lecoq, que foi o herói de três dos romances policiais posteriores de Gaboriau. O personagem de Lecoq foi baseado em um ladrão da vida real que se tornou policial, Eugène François Vidocq (1775-1857), cujas próprias memórias, Les Vrais Mémoires de Vidocq, misturavam ficção e fato. Também pode ter sido influenciado pelo vilão Monsieur Lecoq, um dos principais protagonistas da série de livros Les Habits Noirs de Féval.

O livro foi publicado no Le Siècle e imediatamente fez sua reputação. Gaboriau ganhou um grande número de seguidores, mas quando Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, a fama internacional de Monsieur Lecoq diminuiu. A história foi produzida no palco em 1872. Uma longa série de romances lidando com os anais do tribunal policial se seguiu e provou ser muito popular.[3] Gaboriau morreu em Paris de apoplexia pulmonar.

Os livros de Gaboriau foram geralmente bem recebidos. Sobre o mistério do orcival, Harper's escreveu em 1872: "De sua classe de romance - sensacionalista francês - este é um espécime notável e único".[4] Uma versão cinematográfica de Le Dossier nº 113 (Arquivo nº 113) foi lançada em 1932.[5]

Em A Study in Scarlet, Arthur Conan Doyle faz Watson perguntar a Sherlock Holmes o que ele acha do trabalho de Gaboriau. Holmes menospreza Lecoq como "um miserável trapalhão".

Referências

  1. Foucault, Michel, 1926-1984. (2011). Vigiar e punir : nascimento da prisão. [S.l.]: Vozes. OCLC 817320369 
  2. «"Biografia de Emile Gaboriau" . online-literature.com» 
  3. Chisholm, Hugh, ed. (1911). " Gaboriau, Émile ". Encyclopædia Britannica . 11 (11ª ed.). Cambridge University Press. p. 381.
  4. «"Registro literário do editor" (PDF) , Revista Harper : 781, abril de 1872» (PDF) 
  5. «nytimes.com» 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]