Épura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Épura é uma técnica de representação geométrica bidimensional para formas tridimensionais. A épura é muito usada em Geometria descritiva e em Desenho técnico, para representar com precisão o volume de um sólido.

Representação de sólido em épura

A técnica da épura consiste em projetar, sobre dois ou três planos dispostos ortogonalmente, as projeções horizontal, vertical (e lateral, quando do uso do terceiro plano coordenado) do objeto, por meio de pontos correlacionados nos planos de projecção. As coordenadas dos pontos projetados (chamadas de abscissa, afastamento e cota) são marcadas nos planos a partir de sua intersecção denominada linha de terra para identificar onde o ponto se localiza no espaço.

Ao se utilizarem apenas dois planos para a representação da épura, faz-se necessário estabelecer uma linha auxiliar perpendicular à linha de terra para se tornar a origem do sistema, e a partir dela se realizam as medidas das coordenadas dos pontos.

As retas traçadas numa épura podem ser classificadas quanto ao seu posicionamento como: reta vertical, reta horizontal, reta de frente, reta fronto-horizontal, reta oblíqua ou qualquer, reta de topo e reta de perfil.

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.