Étienne-Louis Boullée

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Projeto de um cenotáfio para Isaac Newton

Étienne-Louis Boullée (Paris, 12 de fevereiro de 17284 de fevereiro de 1799) foi um visionário arquiteto neoclássico francês, que teve grande influência em sua geração.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Boullée estudou com Jacques-François Blondel, Germain Boffrand e Jean-Laurent Le Geay, com quem aprendeu a clássica arquitetura francesa dos séculos XVII e XVIII. Foi eleito para a Academia Royal em 1762 e também designado arquiteto de Frederico II da Prússia, título honorário mas de grande prestígio. Entre 1762 e 1778, projetou várias residências particulares, entre as quais o Hotel Alexandre e o Hotel de Brunoy, em Paris. Junto com Claude Nicolas Ledoux foi um dos mais influentes arquitetos do neoclássico na França.

Estilo geométrico[editar | editar código-fonte]

Foi como teórico e professor da École Nationale des Ponts et Chaussées , entre 1778 e 1788 que Boullée causou impacto, desenvolvendo um estilo geométrico e abstrato, inspirado nas formas clássicas. Sua característica principal foi remover toda ornamentação desnecessária , aumentando as formas geométricas para uma escala imensa e repetindo elementos como colunas de forma colossal.

Boullée promoveu o conceito de fazer a arquitetura expressar seus propósitos, o que levou seus detratores a chamá-la de architecture parlante, mas que se tornou um dos elementos essenciais da arquitetura de Belas Artes no século XIX.

O melhor exemplo desse estilo foi o projeto de um cenotáfio para Isaac Newton, que teria a forma de uma esfera com 150m de diâmetro firmemente incrustada numa base circular ornada com ciprestes. Embora nunca executado, esse projeto circulou entre os principais círculos profissionais da época. A grandiosidade em seus desenhos levou a que ele fosse caracterizado como visionário e megalomaníaco. Mas seu uso da luz e da sombra era inovador e influenciou arquitetos de várias épocas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Étienne-Louis Boullée, Treatise on Architecture, ed. Helen Rosenau, pub. Alec Tiranti, Ltd. London: Primeira edição póstuma publicada somente em 1953;
  • Jean Marie Perouse De Montclos,Étienne-Louis Boullée (1728-1799): Theoretician of Revolutionary Architecture pub.George Braziller; ISBN 0-8076-0672-3; (1974)
  • Helen Rosenau, Boullée & visionary architecture Pub. Harmony Books, New York, 1976 ISBN 0-85670-157-2.
  • Jean-Claude Lemagny, Visionary Architects: Boullée, Ledoux, Lequeu pub. Hennessey & Ingalls; ISBN 0-940512-35-1; (2002)
  • Annie Jacques, Les Architectes de la Liberté pub. Découvertes Gallimard #47; ISBN 2-07-053067-1; (1988)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.