Étienne Desmarteau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Étienne Desmarteau
campeão olímpico
Étienne Desmarteau
Atletismo
Modalidade arremesso de peso de 25 kg
Nascimento 4 de fevereiro de 1873
Nacionalidade canadense
Morte 28 de outubro de 1905 (32 anos)
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro St. Louis 1904 arremesso de peso de 25 kg

Étienne Desmarteau (Boucherville, 4 de fevereiro de 1873 - Boucherville, 29 de outubro de 1905) foi um atleta canadense, campeão do arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de 1904, em St. Louis, Estados Unidos.

Desmarteau era um dos favoritos no evento do arremesso de peso de 25 kg ou 56 libras, prova que não mais existe nos Jogos, e havia derrotado o campeão olímpico do lançamento de martelo, também grande contendor nesta prova, John Jesus Flanagan, em 1902. Pouco antes dos Jogos, porém, Flanagam quebrou o recorde mundial da prova, tornando-o um dos favoritos junto ao canadense.

Para ir a St. Louis, Desmarteau, um policial em Montreal, teve que solicitar uma licença não-remunerada à direção da polícia, que a negou. Mesmo assim, ele resolveu fazer a viagem, o que lhe custou o emprego.[1] Em St. Louis, seu primeiro arremesso, de 10,48m, foi o suficiente para lhe dar a medalha de ouro sobre Flanagan.[1]

Na volta ao Canadá, ele foi recebido como herói nacional em Montreal e readmitido na força policial. No ano seguinte, porém, faleceu de febre tifoide, com apenas 32 anos de idade.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Um distrito, um parque público e uma arena de esportes foram batizados com seu nome, em seu tributo, em Montreal. O Centre Étienne Desmarteau foi utilizado como local das competições de basquetebol nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Leyshon, Glynn, "Étienne Desmarteau. Canada's First Olympic Gold Medallist", Journal of Olympic History, Volume 2, Number 1 (1994), p. 21-25.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]