Ídolos (5.ª edição)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ídolos (5ª edição))

A quinta edição do Ídolos em Portugal, estreou em Março de 2012 na SIC.

Mecânica do programa[editar | editar código-fonte]

  • Numa fase inicial, é efetuado um casting no Porto, Braga, Lisboa e Estoril. Esta fase é livre, ou seja, qualquer pessoa com idade entre 16 e 28 anos pode inscrever-se no programa. Para este primeiro casting, o concorrente deve preparar duas músicas, uma em português e outra em inglês, para apresentar ao quadro de jurados. Este último deve decidir se o concorrente permanece no concurso ou não. É de referir que as músicas podem ser interpretadas a cappella ou acompanhadas de um instrumento musical, tocado ao vivo pelo concorrente.
  • Na 1.ª Fase do Teatro, os sobreviventes do casting reúnem-se no Centro de Espetáculos do Tróia Design Hotel. Divididos por grupos de cerca de 10 concorrentes, sobem ao palco e cantam uma música, à sua escolha, a cappella. O Júri, de seguida, pondera acerca da prestação de cada concorrente. Apenas alguns poderão avançar para a fase seguinte.
  • Na Fase de Grupos, também realizada no Centro de Espetáculos do Tróia Design Hotel, os concorrentes que avançaram na 1.ª fase do teatro dividem-se em grupos de três pessoas. Nesta fase, a produção do programa seleciona algumas músicas para que cada grupo escolha, ensaie e interprete uma delas (à escolha), bem como preparar uma coreografia que envolva todos os elementos do grupo, para mais tarde apresentar ao júri: de seguida, este discute acerca da prestação de cada elemento do grupo, para chegar a um consenso acerca do futuro de cada concorrente no programa.
  • A Fase do Piano, que é realizada no Centro de Espetáculos do Tróia Design Hotel consiste no seguinte: os concorrentes que prosseguiram na fase de grupos cantam agora uma canção, individualmente, acompanhados apenas por piano ou por um instrumento por eles tocado. As canções devem fazer parte de uma lista escolhida previamente pela produção do programa.
  • No Juízo Final, todos os concorrentes que passaram pela fase do piano encontram-se frente a frente com o grupo de jurados. Neste confronto, o júri dialoga com o concorrente acerca do seu percurso no Ídolos, podendo inclusivamente pedir-lhe que cante uma música à sua escola, a cappella, para assim esclarecer as suas dúvidas. Desta fase restam os 14 semifinalistas.
  • Na Semi-final, que é também a 1.ª Gala ao vivo, o Top 14 atua individualmente e é munido de um número de telefone para votação do público (preço de chamada: 0.60€ + IVA). No final da gala, os 5 concorrentes mais votados pelo público avançam para a 2.ª Gala ao vivo. Seguidamente, o júri resgata mais cinco concorrentes, podendo nesta etapa incluir-se uma fase Wildcard.
  • Na fase Wildcard, que poderá ocorrer se, eventualmente, o júri se encontrar indeciso entre salvar um ou outro concorrente, os dois cantores devem cantar uma música para assim esclarecer as dúvidas ao júri.
  • Na fase das Galas, os concorrentes atuam individualmente e, no final da noite, o menos votado pelo público é eliminado da competição. No entanto, a partir do Top 10 e até restarem quatro finalistas (Top 4), o júri é munido do poder de resgatar o concorrente menos votado, possibilitando-o de continuar na competição mais uma semana. É de referir que o Júri apenas pode optar por utilizar este poder uma vez e, na semana seguinte, dois concorrentes são eliminados. O prémio para o vencedor do Ídolos 2012 é uma bolsa de estudo na London Music School, uma das mais prestigiadas escolas de música do Mundo, em Londres, um contrato de gravação com a editora discográfica Universal e um automóvel Opel Corsa Go.
  • Durante esta fase, existiu ainda uma fase de Ídolos para crianças, o "Ídolos Kids!". Para se candidatarem a mini-ídolo, crianças entre 7 e 14 anos devem gravar um vídeo de si próprios a cantar, criar um MEO Kanal (de comunicação) e carregar o vídeo neste canal. Semana após semana, a partir da 2.ª gala, um concorrente canta no início de cada gala, para na Final não só se decidir quem é o Próximo Ídolo de Portugal, mas também o Grande Mini-Ídolo, vencedor de uma viagem a Londres.

Castings[editar | editar código-fonte]

Vencedor[editar | editar código-fonte]

  • Diogo Miguel Ramires Piçarra nasceu a 19 de outubro de 1990 em Faro. Tem um irmão gémeo chamado André. Desde cedo começou a sua paixão pela música e com 17 anos criou uma banda : "Fora da Bóia" que durou até 2011. Participou na 3.ª edição dos Ídolos tendo chegado à fase do Piano, contudo na 5.ª edição do Ídolos foi o vencedor ganhando assim um automóvel, uma bolsa de estudo na London Music School e a gravação de um CD com a editora Universal.

Júri e Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Júri:

Apresentadores:

Concorrentes[editar | editar código-fonte]

Concorrente Idade Localidade Eliminação
Diogo Piçarra 21 Faro Gala Final: 1.º Lugar
Mariana Domingues 17 Maia Gala Final: 2.º Lugar
André Cruz 18 Amadora 9.ª Gala - 22 de Julho de 2012
João Santos 20 Rio Maior 8.ª Gala - 15 de Julho de 2012
Teresa Queirós 24 Aveiro 7.ª Gala - 8 de Julho de 2012
Inês Herédia 22 Estoril 6.ª Gala - 1 de Julho de 2012
Margarida Carriço 16 Cuba 6.ª Gala - 1 de Julho de 2012
Catarina Almada 23 Porto 4.ª Gala - 17 de Junho de 2012
Mónica Mendes 18 Cascais 3.ª Gala - 10 de Junho de 2012
André Abrantes 22 Ericeira 2.ª Gala - 3 de Junho de 2012
Débora Teixeira 18 Chaves Semi Finalista - 27 de Maio de 2012
Pablo Oliveira 16 Costa da Caparica Semi Finalista - 27 de Maio de 2012
Paulo Marques 19 Santo António dos Cavaleiros Semi Finalista - 27 de Maio de 2012
Solange Muxanga 19 Oeiras Semi Finalista - 27 de Maio de 2012

Galas[editar | editar código-fonte]

1.ª Gala (Semi-final) - Top 14 (Meu Ídolo)[editar | editar código-fonte]

O Top 14 actuou ao vivo em televisão, no dia 27 de maio, cantando 1 música cada um. O tema das músicas foi "Meu Ídolo", então os concorrentes cantaram músicas dos seus maiores ídolos. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. Primeiramente, foi revelado o Top 5 da votação popular, o qual passou à fase seguinte. De seguida, ao Júri coube a tarefa de salvar mais 5 concorrentes. É de referir que após serem eliminados Pablo Oliveira, Paulo Marques e Solange Muxanga, as concorrentes Débora Teixeira e Catarina Almada foram apuradas para a fase Wildcard. Desta Semifinal saiu o ilustre Top 10 do Ídolos 2012.

Ordem Concorrente Canção Resultado
1 Débora Teixeira "Proud Mary" Wildcard
2 André Abrantes "Haven't Met You Yet" Salvo (Júri)
3 Mariana Domingues "Turning Tables" Salva (Público)
4 João Santos "Frágil" Salvo (Público)
5 Catarina Almada "Freedom! '90" Wildcard
6 Diogo Piçarra "Fix You" Salvo (Público)
7 Teresa Queirós "Valerie" Salva (Júri)
8 Solange Muxanga "Feeling Good" Eliminada
9 Margarida Carriço "Just Like Heaven" Salva (Público)
10 Paulo Marques "I Believe I Can Fly" Eliminado
11 Pablo Oliveira "Easy" Eliminado
12 Mónica Mendes "If I Ain't Got You" Salva (Júri)
13 André Cruz "Don't Look Back in Anger" Salvo (Público)
14 Inês Herédia "Shake It Out" Salva (Júri)

Wild Card (Tema português A Cappella)[editar | editar código-fonte]

Nesta fase de Wildcard, o júri quis ouvir Débora Teixeira e Catarina Almada mais uma vez, a cappella e em português, com o intuito de esclarecer as suas dúvidas acerca de quem deveria fazer parte do Top 10 do Ídolos 2012. O Júri, finalmente, decidiu que Catarina Almada havia levado a melhor sobre Débora Teixeira, juntando-se ao lote de finalistas já apurados.

Ordem Concorrente Canção Resultado
1 Débora Teixeira "Sopro do Coração" Eliminada
2 Catarina Almada "Chuva" Salva (Júri)

2.ª Gala - Top 10 (Século XXI)[editar | editar código-fonte]

O Top 10 actuou ao vivo em televisão, no dia 3 de junho, cantando 1 música cada um. O tema das músicas foi "Século XXI", então os concorrentes escolheram músicas celebrizados no Século XXI para interpretar. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O André Cruz e o André Abrantes foram os 2 menos votados, tendo saído o André Abrantes.

Ordem Concorrente Canção Ano Resultado
1 Inês Herédia "Domino" 2011 Salva
2 João Santos "Seven Nation Army" 2003 Salvo
3 Catarina Almada "O Amor É Mágico" 2010 Salva
4 Margarida Carriço "Last Nite" 2001 Salva
5 Mariana Domingues "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" 2009 Salva
6 Diogo Piçarra "Sex on Fire" 2008 Salvo
7 André Cruz "Forget You!" 2010 Menos Votados
8 Teresa Queirós "You Give Me Something" 2006 Salva
9 André Abrantes "Drops of Jupiter (Tell Me)" 2001 Eliminado
10 Mónica Mendes "Put Your Records On" 2006 Salva

3.ª Gala - Top 9 (Música Portuguesa dos 80s)[editar | editar código-fonte]

O Top 9 actuou ao vivo em televisão, no dia 10 de junho, cantando 1 música cada um. O tema das músicas foi "Música Portuguesa dos 80s", então os concorrentes cantaram músicas lançadas nos Anos 80, exclusivamente em português. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O João Santos, a Mónica Mendes e a Teresa Queirós foram os 3 menos votados, tendo saído a Mónica Mendes.

Ordem Concorrente Canção Ano Resultado
1 João Santos "Amanhã de Manhã" 1980 Menos Votados
2 Mariana Domingues "Por Quem Não Esqueci" 1989 Salva
3 Diogo Piçarra "Estou Além" 1982 Salvo
4 Teresa Queirós "Telepatia" 1981 Menos Votados
5 Mónica Mendes "O Anzol" 1988 Eliminada
6 Margarida Carriço "Com Um Brilhozinho Nos Olhos" 1981 Salva
7 Inês Herédia "O Homem do Leme" 1985 Salva
8 Catarina Almada "Dessas Juras Que Se Fazem" 1986 Salva
9 André Cruz "Pó de Arroz" 1981 Salvo

4.ª Gala - Top 8 (The Beatles)[editar | editar código-fonte]

O Top 8 actuou ao vivo em televisão, no dia 17 de junho, cantando 1 música cada um. O tema das músicas foi "The Beatles", então os concorrentes interpretaram unicamente músicas originais dos Beatles. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O João Santos, a Mónica Mendes e a Teresa Queirós foram os 3 menos votados, tendo saído a Mónica Mendes.

Ordem Concorrente Canção Resultado
1 Teresa Queirós "Come Together" Menos Votados
2 Catarina Almada "Let It Be" Eliminada
3 André Cruz "Don't Let Me Down" Salvo
4 Margarida Carriço "Hey Jude" Salva
5 Mariana Domingues "While My Guitar Gently Weeps" Salva
6 Diogo Piçarra "Yesterday" Salvo
7 Inês Herédia "Twist and Shout" Salva
8 João Santos "Help!" Salvo

5.ª Gala - Top 7 (Canções de Cinema)[editar | editar código-fonte]

O Top 7 actuou ao vivo em televisão, no dia 24 de junho, cantando 1 música cada um. O tema das músicas foi "Canções de Cinema", então os concorrentes cantaram músicas quem são parte da banda sonora de um filme. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. A Inês Herédia, a Mariana Domingues e o João Santos foram os 3 menos votados, tendo sido menos votado o João Santos. No entanto, o júri decidiu usufruir do seu poder de resgate e salvou João Santos da eliminação. É de referir que na gala seguinte seriam eliminados dois concorrentes.

  • Atuação de grupo (Top 7): Canção da Roupa Branca / Cantiga da Rua
  • Convidado: José Cid - "Tocas Piano Como Quem Faz Amor" / "Mais Um Dia" / "20 Anos" / "Na Cabana Junto à Praia" / "Minha Música" / "Um Louco Amor" / "Como o Macaco Gosta de Banana"
Ordem Concorrente Canção Filme Resultado
1 João Santos "Hero" Homem-Aranha Salvo
2 Mariana Domingues "Roxanne" Moulin Rouge! Menos Votados
3 André Cruz "(Everything I Do) I Do It for You" Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões Salvo
4 Margarida Carriço "I Don't Want to Miss a Thing" Armageddon Salva
5 Inês Herédia "Can You Feel the Love Tonight" O Rei Leão Menos Votados
6 Diogo Piçarra "Creep" A Rede Social Salvo
7 Teresa Queirós "Walking On Sunshine" Olha Quem Fala Salva

6.ª Gala - Top 7 (Grandes Músicas Portuguesas)[editar | editar código-fonte]

O Top 7 actuou ao vivo em televisão, no dia 1 de julho, cantando 1 música cada um. O tema das músicas foi "Grandes Músicas Portuguesas", então os concorrentes apenas interpretaram grandes temas, estritamente em português. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O André Cruz, a Inês Herédia e a Margarida Carriço foram os 3 menos votados, tendo sido eliminadas duas concorrentes, devido ao resgate de João Santos pelo júri na 5.ª Gala: a Inês Herédia e a Margarida Carriço (classificando-se em 6.º e 7.º lugar, respetivamente).

Ordem Concorrente Canção Resultado
1 Inês Herédia "Perdidamente" Eliminada
2 João Santos "Lado Lunar" Salvo
3 Mariana Domingues "Fácil de Entender" Salva
4 Teresa Queirós "Eu Sei" Salva
5 André Cruz "Carta" Menos Votados
6 Diogo Piçarra "Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar" Salvo
7 Margarida Carriço "Foram Cardos, Foram Prosas" Eliminada

7.ª Gala - Top 5 (Escolha do Público & Escolha do Júri)[editar | editar código-fonte]

O Top 5 actuou ao vivo em televisão, no dia 8 de julho, cantando 2 músicas cada um. Os temas das músicas foram "Escolha do Público", então os concorrentes cantaram uma música escolhida pelo público no site da RFM, a rádio oficial do Ídolos e outra escolhida pelo júri. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O André Cruz e a Teresa Queirós foram os 2 menos votados, tendo saído a Teresa Queirós.

Ordem Concorrente Canção Escolha Resultado
1 Mariana Domingues "Stronger (What Doesn't Kill You)" Público Salva
2 André Cruz "Marry You" Público Menos Votados
3 Teresa Queirós "The One That Got Away" Público Eliminada
4 Diogo Piçarra "Somebody That I Used to Know" Público Salvo
5 João Santos "Where the Streets Have No Name" Público Salvo
6 Teresa Queirós "Índios da Meia-Praia" Júri Eliminada
7 André Cruz "Voar" Júri Menos Votados
8 Mariana Domingues "Eu Sei que Vou Te Amar" Júri Salva
9 João Santos "Postal dos Correios" Júri Salvo
10 Diogo Piçarra "Ana Lee" Júri Salvo

8.ª Gala - Top 4 (Grandes Sucessos)[editar | editar código-fonte]

O Top 4 actuou ao vivo em televisão, no dia 15 de julho, cantando 2 músicas cada um. O tema das músicas foi "Grandes Sucessos", então os concorrentes cantaram apenas temas que se revelaram sucessos estrondosos no Mundo da Música. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O João Santos e o Diogo Piçarra foram os 2 menos votados, tendo saído o João Santos.

Ordem Concorrente Canção Resultado
1 André Cruz "Eye of the Tiger" Salvo
2 João Santos "Light My Fire" Eliminado
3 Mariana Domingues "I Will Survive" Salva
4 Diogo Piçarra "Hotel California" Menos Votados
5 João Santos "Hit the Road Jack" Eliminado
6 Diogo Piçarra "The Whole of the Moon" Menos Votados
7 André Cruz "Tears in Heaven" Salvo
8 Mariana Domingues "Sweet Dreams (Are Made of This)" Salva

9.ª Gala - Top 3 (3 Canções, 3 Idiomas)[editar | editar código-fonte]

O Top 3 actuou ao vivo em televisão, no dia 22 de julho, cantando 3 músicas cada um. O tema das músicas foi "3 Canções, 3 Idiomas", então os concorrentes cantaram 3 temas de 3 idiomas diferentes. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. O André Cruz e o Diogo Piçarra foram os 2 menos votados, tendo saído o André Cruz.

  • Convidado: Diana Monteiro - "What You Looking At?"
Ordem Concorrente Canção Idioma Resultado
1 Diogo Piçarra "Perdóname" Espanhol Menos Votados
2 Mariana Domingues "Je T'ai Menti" Francês Salva
3 André Cruz "Corazón Espiñado" Espanhol Eliminado
4 Mariana Domingues "I'm Like a Bird" Inglês Salva
5 André Cruz "I Won't Give Up" Inglês Eliminado
6 Diogo Piçarra "Skinny Love" Inglês Menos Votados
7 André Cruz "Sol de Inverno" Português Eliminado
8 Diogo Piçarra "Chaga" Português Menos Votados
9 Mariana Domingues "Canção do Mar" Português Salva

10.ª Gala - Top 2 (Final)[editar | editar código-fonte]

O Top 2 actuou ao vivo em televisão, no dia 29 de julho, cantando 3 músicas cada um: uma em português, outra em inglês e outra em dueto com Vanessa da Mata, sendo as três inteiramente da sua escolha. Depois de todos os concorrentes terem actuado, os votos (100% do público) foram revelados. A partir deste dia, Diogo Piçarra é considerado o Novo Ídolo de Portugal!

Ordem Concorrente Canção Resultado
1 Mariana Domingues "Thriller" 2.º Lugar
2 Diogo Piçarra "Nothing Else Matters" 1.º Lugar
3 Mariana Domingues "Ai, Ai, Ai..." (com Vanessa da Mata) 2.º Lugar
4 Diogo Piçarra "As Palavras" (com Vanessa da Mata) 1.º Lugar
5 Diogo Piçarra "A Máquina" 1.º Lugar
6 Mariana Domingues "Flutuo" 2.º Lugar

Resultados[editar | editar código-fonte]

Fase: Semifinal Wildcard 10 Finalistas
Gala: 27/05 03/06 10/06 17/06 24/06 01/07 08/07 15/07 22/07 29/07
Lugar Concorrentes Resultados
1 Diogo Piçarra SPP MV MV 1º Lugar
2 Mariana Domingues SPP MV 2º Lugar
3 André Cruz SPP MV MV MV Eliminado
4 João Santos SPP MV Salvo Eliminado
5 Teresa Queirós SPJ MV MV Eliminada
6/7 Inês Herédia SPJ MV Eliminadas
Margarida Carriço SPP
8 Catarina Almada W SPJ Eliminada
9 Mónica Mendes SPJ Eliminada
10 André Abrantes SPJ Eliminado
11 Débora Teixeira1 W Eliminada
12-14 Pablo Oliveira Eliminados
Paulo Marques
Solange Muxanga


Raparigas Rapazes Vencedor(a) Salvo Pelo Público - Semifinal Salvo Pelo Júri - Semifinal
Apurado(a) para a fase Wildcard Mais votados pelo público Menos votados pelo público Eliminado(a) Salvo(a) pelo Júri
  • 1 Antes da Catarina Almada levar a melhor e preencher o último lugar no Top 10 e a Débora Teixeira ser eliminada, o júri quis ouvi-las cantar mais uma vez, para decidir quem levaria melhor e ficava no Ídolos.

Referências