Ímbrico Inferior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Ímbrico Inferior, na escala de tempo geológico lunar, é uma época geológica que vai de 3850 a 3800 milhões de anos antes do presente, aproximadamente. Coincide com o fim do intenso bombardeio tardio do sistema solar. O impacto que criou a enorme bacia do Mare Imbrium ocorreu no início dessa época. Remonta ao Ímbrico Inferior a formação das bacias lunares mais recentes. As outras grande bacias que dominaram o lado visível da Lua (como Crisium, Tranquilitatis, Serenitatis, Fecunditatis e Procellarum) também se formaram nesse período. Posteriormente, ao longo do Ímbrico Superior, essas bacias teriam sido enriquecidas de rochas basálticas.

O Ímbrico Inferior foi precedido pelo Nectárico.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Milhões de anos antes do presente

Relação com a escala de tempo da Terra[editar | editar código-fonte]

Como não existem materiais geológicos desse período na Terra, o Ímbrico Inferior foi considerado também como período geológico terrestre, sendo uma subdivisão do Hadeano.[1]


Hadeano
O éon Hadeano não é formalmente considerado pela Comissão Internacional de Estratigrafia e pela União Internacional de Ciências Geológicas. As eras geológicas a seguir são utilizadas informalmente em trabalhos científicos, baseados na Escala de tempo geológico lunar.
Críptico Grupos Basin Nectárico Ímbrico


Referências

  1. W. Harland, R. Armstrong, A. Cox, L. Craig, A. Smith, D. Smith. A Geologic time scale 1989. [S.l.]: Cambridge University Press, 1990.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.