Ógea-eurasiática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ógea)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÓgea-eurasiática

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Falco
Espécie: F. subbuteo
Nome binomial
Falco subbuteo
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica

A ógea-eurasiática[1] (Falco subbuteo) é uma espécie da família dos falcões, sendo menor e mais e delgado. É uma espécie migradora que ocorre por toda a Europa e Ásia, invernando em África.

Os adultos apresentam a parte superior de cor cinza ardósia, o ventre castanho amarelado com riscas longitudinais e um colar branco. Quando observados de perto, podem ver-se as "calças" e as coberturas infracaudais vermelho-ferrugem. Não existe grande dimorfismo sexual, mas os juvenis são geralmente mais acastanhados.

É uma ave de campos abertos, como charnecas, taigas ou savanas. Frequente em terras baixas com pequenas matas.

É uma ave de rapina elegante (similar na forma ao andorinhão-preto), exibindo em voo uma forma de foice, com asas bicudas e cauda retangular. Captura grandes insetos, tais como libelinhas, que são agarrados com as patas e comidos em voo. Captura também pequenas aves em voo. A sua velocidade e destreza acrobática permite-lhe capturar andorinhas e mesmo andorinhões em voo, e as andorinhas-das-chaminés e dos-beirais emitem um alarme específico para as ógeas.

As ógeas não constroem ninhos, nidificam em ninhos abandonados de corvos ou gralhas, sobretudo situados em coníferas, sendo a postura de 2 a 4 ovos.

Ógea em voo.
Falco subbuteo - MHNT

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. 276 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 23 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons