Óleo de baleia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Óleo de baleia, também chamado de azeite de baleia. Esta substância era extraída das baleias pescadas principalmente no Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Estes animais mamíferos marinhos possuem grossa camada de gordura que os protegem das águas frias, onde vivem a maior parte do tempo. A pesca da baleia, ou baleação indiscriminada, quase levou as várias espécies a extinção, tendo sido proibida pela maioria das nações do mundo. O Japão sofre muitas pressões por organizações de proteção a fauna por ainda permitir e comercializar a carne e o óleo de baleia.

Seu uso, até o final do século XIX, era principalmente para fornecer combustível para iluminação das casas e ruas, como lubrificante, e na fabricação de sabão e até mesmo margarina. Sua carne era menos apreciada, sendo em geral, só comercializada a daqueles animais arpoados junto as regiões costeiras.

Outros produtos de valor eram o espermacete, utilizado na indústria de cosméticos, o âmbar e as barbatanas para fazer espartilhos.

É comum, e somente no Brasil, a afirmação de que o óleo de baleia teria sido muito utilizado na confecção da argamassa, para assentamento de tijolos e blocos de pedra nas construções civis e militares dos séculos XVII até o século XIX, mas há fortes controvérsias sobre a veracidade histórica disto.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PARDAL, Paulo - Desfazendo Lendas: uma troca de plantas arquiteturais, telhas e coxas de escravas, óleo de baleia nas argamassas. Separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ano 160, nº 402. 1999. Disponível em: <http://www.ihgb.org.br/rihgb/rihgb1999numero0402c.pdf>
  • KATINSK, Júlio - Sistemas Construtivos Coloniais in História da Técnica e da Tecnologia no Brasil. Editora da Universidade Estadual Paulista: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 1994. ISBN 857139072X.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.