Óleo de uva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Óleo de uva.

A videira é uma planta de clima temperado, típica do sul da Europa a oeste da Ásia. Ela é muito cultivada em todas as regiões temperadas do mundo. No Brasil ela é mais cultivada na região Sul, mas o seu cultivo vem aumento na região Nordeste devido, principalmente, às técnicas de irrigação. Alemanha, França e Itália foram os primeiros países a beneficiarem o Óleo de Semente de Uva enquanto que na América do Sul foram Argentina e Chile. Os principais produtores mundiais deste óleo são Estados Unidos, Espanha e Itália.

Sobre o óleo de semente de uva[editar | editar código-fonte]

O Óleo de Semente de Uva é extraído tipicamente através de solventes como, por exemplo, o n-hexano. Também podemos obter o óleo através de prensagem a frio, esta extração é demorada e onerosa, mas o óleo produzido é de altíssima qualidade. Esta extração pode consumir 200 kg de semente para produzir apenas 1 litro de óleo.

O Óleo de Semente de Uva apresenta cor amarelo esverdeado, sabor agradável e odor suave característico. Sua digestibilidade é de 97,2% e a do azeite é de 95%.

Utilização do óleo de semente de uva[editar | editar código-fonte]

A uva é um fruto muito utilizado para fins alimentícios, tanto in natura como em geléias, sucos, tortas, etc. O Óleo é muito apreciado, substituindo com vantagens o azeite.

O Óleo de Semente de Uva possui a característica de aumentar o bom colesterol e diminuir o mau colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de doenças vasculares. Ele apresenta altos índices de ácido linoleico (conhecido como Ômega 6) e é altamente rico em tocoferol (vitamina E – antioxidante).

Aplicação do óleo de semente de uva[editar | editar código-fonte]

O Óleo de Semente de Uva tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes hidratantes, xampus, óleos de banho, sabonetes, etc. Também pode ser usado na indústria farmacêutica, de tintas, de alimentos, na aromaterapia entre outras. Tem ótima aplicação para massagem, por ser um óleo fino e ter boa penetração na pele.