Óquei Clube de Barcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OC Barcelos
Simbolo
Nome Óquei Clube de Barcelos
Alcunhas Óquistas
Barcelenses
Principal rival Juventude de Viana
HC Braga
ADB/Campo
FC Porto
Fundação 1 de janeiro de 1948 (76 anos)
Estádio Pavilhão Municipal de Barcelos, Barcelos
Capacidade 2500 lugares
Localização Barcelos, Portugal
Presidente Hugo Ricardo
Treinador(a) Paulo Freitas
Patrocinador(a) Barcelos (Município)
Material (d)esportivo Hummel
Competição 1º Divisão
Taça de Portugal
Elite Cup
WSE Champions League

Óquei Clube de Barcelos, mais conhecido como OC Barcelos ou simplesmente Barcelos, é um clube português de Hóquei em Patins sediado na cidade de Barcelos. É mais conhecido pela sua equipa de Hóquei em Patins profissional, que joga atualmente na Campeonato Placard Hóquei Patins, a competição mais importante do Hóquei em Patins Português.

Fundado a 1 de janeiro de 1948, é um dos clube mais representativos de Portugal, juntamente com o FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e UD Oliveirense. Os principais rivais estão na região minhota e são o HC Braga e a Juventude de Viana. O clube nunca foi despromovido do campeonato desde que subiu à I Divisão em 1986. As alcunhas da equipa são "barcelenses", "Óquistas". Os seus jogos de Hóquei em Patins em casa são realizados no Pavilhão Municipal de Barcelos, inaugurado em 1972 e que tem uma capacidade de 2000 lugares.

O OC Barcelos é um dos mais bem sucedidos clubes portugueses no que toca ao total de títulos ganhos pela equipa de Hóquei em patins profissionais, com um total de 19 títulos oficiais. Venceu 1 título da Taça Intercontinental, 1 título da Liga dos Campeões, 3 títulos da Taça WSE, 1 título da Taça Continental e 1 título da Taça das Taças. Internamente, ganhou 3 títulos da I Divisão de Hóquei em patins, 4 títulos da Taça de Portugal Hóquei em patins, 4 títulos da Supertaça António Livramento e 1 título da Elite Cup.

O OC Barcelos está atualmente na 4ª posição no ranking mundial de clubes de Hóquei em Patins.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 10 de maio de 2023

As origens e a fundação[editar | editar código-fonte]

O Hóquei em Patins chegou a Barcelos aquando dos primeiros campeonatos da modalidade, que já desenrolavam desde 1938, no entanto a fundação do Óquei Clube de Barcelos remonta a 1946. Tudo começou quando um grupo de jovens, onde se destacaram Cândido Cunha e Simplício Sousa, cansados da falta de condições e organização para a prática desportiva da modalidade na cidade, resolveram criar uma agremiação desportiva viriam a empenhar o seu tempo, mas também a sua irreverência, generosidade e camaradagem, construindo assim a "mística óquista".

A prática da modalidade na cidade fazia-se num pequeno ringue improvisado para a prática da modalidade no lugar chamado do Pessegal, local onde posteriormente foi construída as primeiras instalações das Piscinas Municipais, e atualmente faz parte da Nova Marginal do Cávado.

As dúvidas quanto ao nome[editar | editar código-fonte]

A decisão quanto ao nome do clube passou por várias propostas e discussão, contudo a principal questão passou por escrever o nome do clube com "h" ou sem "h". Cândido Cunha, um dos fundadores do clube defendia que se escrevesse com o "h" por simpatia com a Federação Internacional de Rink Hoquey. Durante o Estado Novo os nomes em estrangeiro eram rejeitados e inclusive os estatutos com o nome do clube em estrangeiro foram devolvidos para correções. Por influência de notáveis da cidade de Barcelos, como o conde Villas Boas (monárquico fervoroso e tradicionalista), o nome sem "h" acabou por vigorar, através do aportuguesamento da palavra "Hóquei".

Assim, a 22 de dezembro de 1947 era fundado na cidade de Barcelos, o "Óquei Clube de Barcelos". No entanto apenas foi legalizado a 1 de janeiro do ano seguinte, data a qual é festejada atualmente como data fundadora do clube.

Das décadas de marasmo à ascensão nacional[editar | editar código-fonte]

Após a estabilização do clube nos campeonatos nacionais, o OC Barcelos tornou-se numa presença assídua na II Divisão Nacional, no entanto sem conseguir atingir os lugares de promoção. Após várias décadas a jogar consecutivamente nas divisões inferiores, o OC Barcelos consegue a desejada promoção à I Divisão do Hóquei em Patins na temporada de 1985-86. O crescente investimento na modalidade e o entusiasmo que a cidade vivia durante aquela década de 80 (marcada pelo Mundial de 1982 disputada em Barcelos e com a consagração de Portugal como campeão do Mundo) elevaram o clube a outro patamar na modalidade. Desde que subiu em 1985-86 nunca mais desceu de divisão, e assim, a cidade de Barcelos e o OC Barcelos tornaram se num ícone do Hóquei em Patins Português.

Os anos de ouro (1986-2004)[editar | editar código-fonte]

Com a ascensão ao maior patamar do hóquei em patins português, o OC Barcelos iria começar a sua ascensão nacional, em 1987/88, na sua 2º temporada na I Divisão, os barcelenses qualificavam-se para a Taça CERS, conseguindo na época a seguir no ano de estreia chegar aos Dezasseis-avos final. Em 1989/90 o OC Barcelos consegue chegar às meias finais da Taça CERS e conseguiu atingir a qualificação para a Liga dos Campeões pela 1º vez na história, tendo na época de estreia no patamar mais alto europeu da modalidade, ser campeão europeu.

A década de 90 do século XX e os primeiros anos do novo século, os Óquistas viriam-se a afirmar em Portugal, na Europa e no Mundo, sendo a 1º equipa do mundo a conquistar todos os troféus e títulos com conquistas como o campeonato nacional por 3 ocasiões, vencendo por 4 vezes a Taça de Portugal e também 4 Supertaças António Livramento, seguiam se as vitórias nas provas europeias como a Taça das Taças 1992-93, da Taça CERS em 1994-95 e a Taça Continental em 1991. O título mundial foi vencido em 1992 com a vitória da Taça Intercontinental, frente ao Sertãozinho HC do Brasil, por 1-2 em São Paulo e em Barcelos por 7-3, sendo a primeira equipa portuguesa a conquistar o "mundo".

O declínio (2004-2011)[editar | editar código-fonte]

Depois de várias temporadas de sucesso, o OC Barcelos começa a perder folgo ao longo das temporadas por razões financeiras e de sucessivas crises diretivas. Na época 2003-04, o Barcelos deixa de conseguir ultrapassar a barreira da fase de grupos na Liga Europeia e na época a seguir o Óquei conquista o seu último troféu,até 2015-16, a Supertaça António Livramento vencendo o FC Porto depois de grandes penalidades. Com o passar das temporadas o OC Barcelos vai descendo cada vez mais na classificação, chegando a disputar play-offs de despromoção, embora sempre alcançando a permanência.

Na época época 2008-09 o Barcelos termina em 10º lugar no campeonato, perdendo assim o direito de participar nas competições europeias, seria a ultima época que o clube disputaria a Liga Europeia e as competições europeias ate a época 2012-13.

O recomeço e de volta às conquistas (2011-)[editar | editar código-fonte]

Após anos e anos sem rumo e com uma travessia do deserto, em 2011 Francisco Dias da Silva é eleito presidente do OC Barcelos (mais tarde seria eleito presidente do Gil Vicente FC), com a ambição de devolver o prestígio do passado.[2] Na temporada 2011/12 o OC Barcelos termina o campeonato em 7º lugar, conseguindo qualificar-se para as competições europeias da época 2012/13, algo que o clube já não conseguia desde a temporada de 2008/09. O clube de Barcelos vai lentamente reerguendo-se em Portugal e na Europa, voltando a fazer épocas consistentes e em 2014/15 o OC Barcelos volta a estar na ribalta do hóquei europeu ao chegar à Final-Four da Taça CERS perdendo nas meias finais para o Reus.[3] Na época seguinte o clube volta a ser feliz no panorama europeu ao conquistar a Taça CERS de 2015/16 em casa na "Catedral" 17 anos após a última conquista europeia em 1994/95[4]. Na época seguinte o OC Barcelos conquista o troféu pelo segundo ano consecutivo, (o 3º do seu palmarés) desta feita numa final-four disputada em Itália.[5]

Na época seguinte o OC Barcelos disputa a final da Taça CERS pelo terceiro ano consecutivo, tendo no entanto perdido o troféu após grandes penalidades para o Lleida.[6] Na época 2018/19 o OC Barcelos volta a participar na Taça CERS, então renomeada de Taça World Skate Europe mas acaba afastado administrativamente na ronda preliminar, devido a não ter designado nenhum treinador na ficha de jogo com o Nantes ARH, em França.[7]

Na época 2019/20 o OC Barcelos começou o campeonato com um excelente desempenho, contando com os regressos Luís Querido e de Alvarinho, chegando ao fim da primeira volta de forma surpreendente como líder isolado. No entanto o campeonato viria a ser considerado nulo devido à Pandemia de COVID-19 em Portugal numa altura em que o OCB tinha já caído para o 5º lugar a 12 pontos do líder.

Em 2021, o OC Barcelos venceu a Elite Cup ao bater o FC Porto na final.[8]

Plantel Masculino de 2023-24 (Equipa A)[9][editar | editar código-fonte]

; Atualizado a 17 de agosto de 2023

Guarda-Redes Defesas/Médios Avançados Equipa Técnica
Jogador Jogador Jogador Nome Pos.
1 Argentina Conti Acevedo 4 Portugal Zé Pedro 5 Argentina Santiago Chambella Portugal Paulo Freitas TR
92 Portugal Joka 7 França Léo Savreux 6 Argentina Darío Giménez Portugal Pedro Pinto TA
18 Portugal Poka 10 Argentina Danilo Rampulla Portugal Pedro Cruz PF
19 Portugal Luís Querido 44 Portugal Miguel Rocha Portugal Ana Catarina SC
24 Portugal Vieirinha 74 Portugal Alvarinho

Renovações 2023-24:

  • Portugal Paulo Freitas (Treinador e Equipa Técnica) - + 1 ano de contrato (jun.2024)[10]

Rumores de contratações 2023-24:

Contratações 2023-24:

  • França Léo Savreux - França SCRA Saint-Omer -??[11]
  • Portugal Poka - Portugal SL Benfica - Rescisão de contrato (Custo zero)[12]
  • Argentina Santiago Chambella - Itália HRC Monza -??[13]

Rumores de saídas 2023-24:

Saídas 2023-24:

  • Portugal Joca Guimarães - Itália Hockey Bassano -??[14]
  • Angola André Centeno - Portugal SC Tomar -??[15]
  • Portugal Carlos Oliveira - Portugal AJ de Viana -??
  • Argentina Bautista Acevedo - França HC Quévert - Empréstimo(jun.2024)

Em final de contrato(2024):

  • Portugal Paulo Freitas (Treinador e Equipa Técnica) - jun. 2024

Plantel B(Sub-23) de 2022-23[16][editar | editar código-fonte]

Guarda-Redes Defesas/Médios Avançados Equipa Técnica
Jogador Jogador Jogador Nome Pos.
- Portugal Tomás Monteiro - Portugal Diogo Fernandes - Portugal Jaime Leite Portugal Ricardo Geitoeira TR
- Portugal Tiago Miranda - Portugal Miguel Martins - Portugal Tiago Pinheiro
- Portugal Luís Belchior - Portugal Rúben Costa - Portugal Russo
- Portugal Nuno Silva - Portugal Tomás Silva
- Portugal Hugo Fonte
- Portugal Tiago Belchior
- Portugal Gonçalo Silva

Plantel Masculino de 2023-24 (Equipa B/ Sub-23)[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 29 de maio de 2023

Guarda-Redes Defesas/Médios Avançados Equipa Técnica
Jogador Jogador Jogador Nome Pos.

Renovações 2023-24:

Contratações 2023-24:

Saídas 2023-24:

Infraestruturas[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 29 de maio de 2023

Pavilhão Municipal de Barcelos

Pavilhão Municipal de Barcelos[17][editar | editar código-fonte]

O Pavilhão Municipal de Barcelos é um pavilhão gimnodesportivo em Barcelos e tem capacidade para 2000 pessoas.

Foi inaugurado em 1972, durante o Estado Novo, é a atual casa do Óquei Clube de Barcelos, clube mais representativo da cidade na modalidade. O pavilhão é propriedade da Câmara Municipal de Barcelos. É considerado por muitos amantes do Hóquei em Patins como "A Catedral" na modalidade.

Pavilhão Municipal após a recolocação de cadeiras, 2023

Atualmente é usado pelas equipas seniores e pela formação do clube para treinos e jogos oficiais, mas também pode ser usado como Multiusos para concertos, festas e outro tipo de atividades. O recinto conta com 4 bancadas.

O Pavilhão pode ainda albergar outras variadas modalidades desportivas como o Hóquei em Patins, o Futsal, Ténis, Karaté, Ninjútsu e o Judo.[18]

Em fevereiro de 2023, o Pavilhão sofreu uma enorme alteração, resultado da nova colocação de cadeiras que reduziu de forma drástica a capacidade do Pavilhão em número de espetadores. Atualmente a capacidade máxima do recinto corresponde a cerca de 2000 lugares sentados. A nova cor das cadeiras corresponde à cor que representa o OC Barcelos, em detrimento das antigas cores afetas à cidade de Barcelos, o vermelho e o amarelo respetivamente.

Histórico do Hóquei em Patins[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 7 de junho de 2023

Títulos[19][editar | editar código-fonte]

Internacionais
Competição Títulos Época/s
Taça Intercontinental 1 1992
Europeias
Competição Títulos Época/s
Liga dos Campeões 1 1990-91
Taça WSE 3 1994-95

2015-16

2016-17

Taça Continental 1 1991
Taça das TaçasExtinta 1 1992-93
Nacionais
Competição Títulos Época/s
CN I Divisão 3 1992-93

1995-96

2000-01

Taça de Portugal 4 1991-92

1992-93

2002-03

2003-04

Supertaça António Livramento 4 1994

1999

2003

2004

Elite Cup 1 2021
Total 19

Presenças[20][editar | editar código-fonte]

Internacionais
Competição Presenças Melhor resultado Época/Ano
Taça Intercontinental 2 Vencedor 1992
Europeias
Competição Presenças Melhor resultado Época/Ano
Liga dos Campeões 17 Vencedor 1990-91
Taça WSE 9 Vencedor 1994-95

2015-16

2016-17

Taça Continental 5 Vencedor 1991
Taça das TaçasExtinta 1 Vencedor 1992-93
Nacionais
Competição Presenças Melhor resultado Época/Ano
I Divisão 27 Campeão 1992-93

1995-96

2000-01

Taça de Portugal 28 Vencedor 1991-92

1992-93

2002-03

2003-04

Supertaça António Livramento 7 Vencedor 1994

1999

2003

2004

Elite Cup 2 Vencedor 2021
Taça 1947 1 QF 2020-21
Estatísticas por competição
Competição Temporadas Partidas Vitórias Empates Derrotas Golos marcados Golos sofridos Última temporada
I Divisão 27 662 367 86 209 2755 2137 2022-23
Taça de Portugal 28 54 32 3 19 273 181 2022-23
Supertaça António Livramento 7 13 5 3 5 44 50 2004
Elite Cup 2 6 4 1 1 29 21 2022-23
Taça 1947 1 1 0 0 1 2 3 2020-21
Liga dos Campeões 17 107 55 14 38 509 349 2022-23
Taça WSE 9 46 30 7 9 244 128 2019-20
Taça Continental 5 8 3 1 4 31 35 2018-19
Taça das TaçasExtinta 1 2 2 0 0 14 3 1992-93
Taça Intercontinental 2 2 2 0 0 9 4 1993

Negrito - participação mais recente

Classificações por época da Equipa A (2004-Atual)[editar | editar código-fonte]

Época Nível Competições
Divisão Posição Taça de Portugal Elite Cup Liga dos Campeões Taça WSE Taça Continental
2005-06 1 I Divisão (FR)

(FF - A)

1/16 Competição

Não Existia

Não

qualificado

Não

qualificado

Não

qualificado

2006-07 1 I Divisão (FR)

(PO)

1/16 FG
2007-08 1 I Divisão (FR)

OF (PO)

MF FG
2008-09 1 I Divisão (FR)

OF (PO)

MF FG
2009-10 1 I Divisão 10º OF Não

qualificado

2010-11 1 I Divisão 1/16
2011-12 1 I Divisão 1/16
2012-13 1 I Divisão 1/16 OF
2013-14 1 I Divisão 1/16 OF
2014-15 1 I Divisão MF MF
2015-16 1 I Divisão MF Campeão
2016-17 1 I Divisão QF Competição

Amadora

Campeão Finalista
2017-18 1 I Divisão OF Finalista MF
2018-19 1 I Divisão OF RP MF
2019-20 1 I Divisão Cancelada Cancelada Cancelada Não

qualificado

2020-21 1 I Divisão (FR)

MF (PO)

FG Não

qualificado

2021–22 1 I Divisão (FR)

MF (PO)

MF Campeão Não

Participou

2022–23 1 I Divisão (FR)

MF (PO)

MF QF (7º) QF
2023-24 1 I Divisão
  • Entre 2005 e 2009, o campeonato era disputado entre Fase Regular (FR) e Fase Final/PlayOff (FF/PO)
  • A partir da época 2018-19, a Taça CERS foi renomeada Taça World Skate Europe
  • A partir de 2020-21, o campeonato voltou a ser jogado neste sistema: FR e PO
  • A partir da época 2021-22, foi renomeada Taça WSE.
  • A partir da época 2021-22, a Elite Cup passou a ser um torneio oficial da FPP.
  • A partir da época 2022-23, a Liga Europeia foi renomeada Liga dos Campeões.[21]
  • Legenda das cores na pirâmide do Hóquei em Patins português:
     1º nível (1ª Divisão)
     2º nível (2ª Divisão)
     3º nível (3ª Divisão)

Participações em Competições Internacionais[editar | editar código-fonte]

Época Competição Europeia Eliminatória
2004/05 Liga Europeia Fase de Grupos
2003/04 Liga Europeia Meias finais
2002/03 Liga Europeia 1ª Eliminatória
2001/02 Liga Europeia Finalista
2000/01 Liga Europeia Meias finais
1999/00 Liga Europeia Fase de Grupos
1998/99 Taça CERS Finalista
1997/98 Liga Europeia Fase de Grupos
1996/97 Liga Europeia 1ª Eliminatória
1995/96 Taça CERS Quartos de final
1994/95 Taça CERS VENCEDOR
1993/94 Taça dos Campeões Finalista
1993 Taça Continental Finalista
1992/93 Taça das Taças VENCEDOR
1991/92 Taça dos Campeões Meias finais
1992 Taça Intercontinental VENCEDOR
1991 Taça Continental VENCEDOR
1990/91 Taça dos Campeões VENCEDOR
1989/90 Taça CERS Meias finais
1988/89 Taça CERS Dezasseis-avos

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Top 10 mais jogos Top 10 melhores marcadores
# Jogador Épocas Jogos # Jogador Épocas Golos
1 1
3 3
2 2
4 4
5 5

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Treinadores do OCB
Tempo em Funções Treinador Títulos Jogos Vitórias Empates Derrotas
2016-2020 Portugal Paulo Pereira
2020-2022 Portugal Rui Neto
2022 - Atual Portugal Paulo Freitas (2ª Passagem)
Mais Jogos Mais Vitórias
# Treinador J # Treinador V
1 1
2 2
3 3

Histórico do Hóquei em Patins de Formação[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 8 de junho de 2023

Títulos nas Camadas Jovens[22][editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Épocas
I Divisão Sub-19 3 1998-99

2008-09

2015-16

I Divisão Sub-17 1 2002-03
I Divisão Sub-15 3 1994-95

2008-09

2011-12

I Divisão Sub-13 1 2003-04
Total 8

Classificações por época[editar | editar código-fonte]

Equipa B (Sub-23) (2021-Atual)[editar | editar código-fonte]

Época Nível Competições
Divisão Posição
2021-22 3 III Divisão (I Fase)
2022-23 3 III Divisão (I Fase)
2023-24 3 III Divisão
  • Legenda das cores na pirâmide do Hóquei em Patins português
     1º nível (1ª Divisão)
     2º nível (2ª Divisão)
     3º nível (3ª Divisão)

Sub-19 (2021-Atual)[editar | editar código-fonte]

Época Nível Competições
Divisão Posição Ap. Campeão
2021-22 1 Nacional I Divisão (II Fase Zona Norte) Não qualificado
2022-23 1 Nacional I Divisão (II Fase Zona Norte) Finalista
2023-24 1 Nacional I Divisão
  • Legenda das cores na pirâmide do Hóquei em Patins português Sub-19
     1º nível (1ª Divisão)

Sub-17[editar | editar código-fonte]

Época Nível Competições
Divisão Posição Ap. Campeão

Sub-15[editar | editar código-fonte]

Época Nível Competições
Divisão Posição Ap. Campeão

Sub-13[editar | editar código-fonte]

Época Nível Competições
Divisão Posição Ap. Campeão

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 3 de setembro de 2022

Materiais e patrocinadores[editar | editar código-fonte]

Período Materiais e Patrocinadores
Marca do Equipamento Patrocínio Principal
2016-18 Portugal Lacatoni Portugal Mundiperfil
2018-20 Portugal Lusosport
2020-22 Dinamarca Hummel Portugal Quinta S. Miguel do Seixo
2022-23 Portugal Barcelos (Município)
2023 - Atual Espanha Kelme

Equipamentos de 2022-23[editar | editar código-fonte]

Modalidades e Formações[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 8 de junho de 2023

Modalidades
Hóquei em Patins
Formações
Hóquei Patins B Hóquei Patins Sub-19

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Atualizado a 7 de junho de 2023

# Período Presidente Feitos e Marcos
1 2010 - 2012 José Duarte[23]
2 2012 - 2019 Francisco Dias da Silva[24]
3 2019 - 2020 José Manuel Campos[25]
4 2020 - 2023 Paulo Mendanha[26] Criação da Equipa B (Sub-23) (2021-22)

Conquista da Elite Cup - (2021)

5 2023 - Atual Hugo Ricardo[27]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Ranking of Men Club Teams at 01.04.2023» (PDF) 
  2. Minhoto, Hóquei (2 de outubro de 2012). «Hóquei Minhoto: Entrevista a Francisco Dias, presidente do OC Barcelos». Hóquei Minhoto. Consultado em 14 de maio de 2022 
  3. https://maisfutebol.iol.pt/modalidades/hoquei-em-patins/hoquei-sporting-na-final-da-taca-cers-oquei-barcelos-eliminado
  4. Portugal, Rádio e Televisão de. «OC Barcelos está de volta!». OC Barcelos está de volta!. Consultado em 14 de maio de 2022 
  5. https://www.dn.pt/desporto/oquei-de-barcelos-conquista-a-taca-cers-6257435.html
  6. https://www.jn.pt/desporto/oquei-de-barcelos-perde-taca-cers-nos-penaltis-9294197.html
  7. https://www.publico.pt/2018/11/19/desporto/noticia/ausencia-treinador-dita-afastamento-barcelos-taca-europa-1851614
  8. «OC Barcelos vence FC Porto e conquista a Elite Cup». www.record.pt. Consultado em 14 de maio de 2022 
  9. «Barcelos – HoqueiPatins.pt». Consultado em 17 de agosto de 2023 
  10. https://www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo/?fref=ts (12 de maio de 2023). «″É mentira que tenha um acordo com o Benfica. Aliás, renovei por mais um ano″». www.ojogo.pt. Consultado em 31 de maio de 2023 
  11. Granja, Pedro (9 de junho de 2023). «Vem de França o primeiro reforço do Barcelos para a próxima época». www.ojogo.pt. Consultado em 10 de junho de 2023 
  12. «Benfica confirma duas saídas (e um deles vai para o FC Porto) (Hóquei em patins)». A Bola. Consultado em 13 de julho de 2023 
  13. «Óquei de Barcelos com maestro argentino: Chambella garantido». HóqueiPT. Consultado em 17 de agosto de 2023 
  14. ««Eu quero que seja um até já»». HóqueiPT. Consultado em 11 de junho de 2023 
  15. «André Centeno reforça o SC Tomar (Hóquei em patins)». A Bola. Consultado em 13 de julho de 2023 
  16. «ÓQUEI CLUBE DE BARCELOS "B"» 
  17. «Equipamentos Desportivos». Município de Barcelos. Consultado em 13 de maio de 2022 
  18. «Equipamentos Desportivos». Município de Barcelos. Consultado em 31 de maio de 2023 
  19. «Óquei Clube de Barcelos - Rink Hockey :: Statistics :: Titles :: Titles (in-depth) :: History (Timeline) :: Goals Scored :: Fixtures :: Results :: News & Features :: Videos :: Photos :: Squad :: playmakerstats.com». www.playmakerstats.com (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2023 
  20. «Óquei Clube de Barcelos - Rink Hockey :: Statistics :: Titles :: Titles (in-depth) :: History (Timeline) :: Goals Scored :: Fixtures :: Results :: News & Features :: Videos :: Photos :: Squad :: playmakerstats.com». www.playmakerstats.com (em inglês). Consultado em 31 de maio de 2023 
  21. Neves, José. «A nova Liga dos Campeões de hóquei em patins». fairplay.pt. Consultado em 1 de junho de 2023 
  22. «Óquei Clube de Barcelos - Rink Hockey :: Statistics :: Titles :: Titles (in-depth) :: History (Timeline) :: Goals Scored :: Fixtures :: Results :: News & Features :: Videos :: Photos :: Squad :: playmakerstats.com». www.playmakerstats.com (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2023 
  23. «OC Barcelos já tem presidente». www.record.pt. Consultado em 7 de junho de 2023 
  24. Minhoto, Hóquei (2 de outubro de 2012). «Hóquei Minhoto: Entrevista a Francisco Dias, presidente do OC Barcelos». Hóquei Minhoto. Consultado em 7 de junho de 2023 
  25. MiguelBastos. «José Manuel Campos novo presidente do OC Barcelos». Plurisports (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2023 
  26. «Paulo Mendanha é o novo presidente do Óquei Clube de Barcelos | Radio Barcelos». 7 de fevereiro de 2020. Consultado em 7 de junho de 2023 
  27. Granja, Pedro (6 de junho de 2023). «Hugo Ricardo sucede a Mendanha no Óquei de Barcelos». www.ojogo.pt. Consultado em 7 de junho de 2023