Órbita de inserção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Órbita de inserção é uma manobra realizada por uma espaçonave inter-planetária, para permitir que a nave seja capturada pela órbita de um planeta, ou outro astro, tal como a lua. A espaçonave se aproxima do planeta à uma velocidade maior do que a velocidade de escape do planeta. Ela deve então reduzir sua velocidade para que fique menor que velocidade de escape do planeta. Isso normalmente é alcançado com o uso de uma descarga de combustível em queima do foguete. A redução de velocidade permite que a espaçonave adentre na órbita do planeta. Aerofreio também pode ser usado para diminuir a espaçonave, nos casos em que o planeta em questão possui atmosfera.

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.