Órgão eletrónico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um moderno órgão eletrónico da marca Rodgers.

O órgão electrónico (português europeu) ou eletrônico (português brasileiro) (AO 1990: eletrónico / eletrônico) é um instrumento musical destinado a substituir o órgão, mas cujo som é produzido integralmente através de meios eletrónicos.

Os órgãos eletrónicos começaram a surgir na década de 1970, aproveitando as mesmas inovações que se iam aplicando ao sintetizador. Com o desenvolvimento da tecnologia eles se foram tornando cada vez mais complexos, com possibilidades de imitação de vários instrumentos (e não apenas de órgãos), dotados de uma secção rítmica e, com o advento da tecnologia digital, foram dotados de uma memória que permitiu que tivessem uma secção com um arranjador (que permite efetuar automaticamente um acompanhamento completo) e/ou um sequenciador. Na década de 1980, versões destinadas ao grande público (incluindo crianças) foram criadas para uso doméstico, desenvolvendo-se no instrumento que é hoje conhecido como teclado electrónico ou simplesmente teclado.

Um antigo órgão eletrónico da marca Vox.
Note-se as barras fónicas à esquerda, para imitar órgãos eletromecânicos.

A designação órgão eletrónico é às vezes incorretamente aplicada ao órgão elétrico ou ao órgão eletromecânico. Mesmo assim, alguns modelos de órgãos electrónicos modernos destinam-se especialmente para imitar (visual e acusticamente) os antigos órgãos eletromecânicos (por exemplo, os novos modelos CX-3 e BX-3 da Korg, a série XB da HammondSuzuki, a série VK da Roland, etc). Esses novos instrumentos são apelidados em inglês de clonewheel organs.

Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.