Ögedei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ögedei

Ögodei (também escrito Ögedei, Ugedey ou Ugodei; m. 1241) foi o terceiro filho de Genghis Khan com Börte, o qual em 1229 o sucedeu como o supremo governante do Império Mongol, o Khan, governando-o até sua morte, em dezembro de 1241 .

Conquistas militares de seu reinado[editar | editar código-fonte]

Ögedei continuou com as políticas expansionistas de seu pai, promovendo ataques contra a China, Oriente Médio e Europa. Na China a conquista a região norte foi concluída em 1234 com a conquista de Kaifeng, e logo em seguida começou com uma guerra se estenderia por mais de 40 anos contra a Dinastia Song, que ainda reinava no sul do país. Ainda no Extremo Oriente submeteu o reino da Coreia à autoridade mongol. No mundo muçulmano conquistou a Pérsia. Porém, o seu reinado ficou marcado principalmente pelos ataques contra a Europa.

Sob o comando de seu sobrinho Batu Khan e dos generais Subedei, Kaidu e Kadan, os búlgaros do Volga foram conquistados entre 1236 e 1237, seguidos dos principados russos em uma devastadora campanha de inverno, a qual se estenderia até o inverno de 1240 com a conquista de Kiev.

Após a conquista da antiga Rússia Kievana, os exércitos mongóis continuaram seu avanço, atacando em um ataque triplo Polônia, Hungria e Romênia. Os exércitos alemães e poloneses foram derrotados na batalha de Legnica e no dia seguinte Batu e Subedei derrotam os exércitos do rei Bela IV da Hungria na batalha de Mohi. Quando os exércitos mongóis se encontravam próximos a Viena, Ögedei morre devido a problemas com alcoolismo e por conta disso os mongóis tiveram de voltar a Karakoram para eleger o novo soberano, abortando prematuramente a tentativa de invasão da Europa pelas hordas mongóis.

Após sua morte, sua viúva Toregene reinou como regente por 5 anos, até que seu filho Guyuk fosse eleito em 1246, morrendo dois anos depois.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Genghis Khan
Khan do Império Mongol
12291241
Sucedido por
Güyük Khan