Öresund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Localização do estreito de Öresund

Öresund (em sueco) ou Øresund (em dinamarquês) é um estreito entre a Dinamarca e a Suécia, mais precisamente entre a ilha dinamarquesa de Sjælland e a província sueca de Skåne. É um dos três estreitos dinamarqueses.


Geografia[editar | editar código-fonte]

O estreito liga o mar Báltico (ao sul) ao estreito de Kattegat (ao norte), em direção ao mar do Norte, estendendo-se por cerca de 118 km num eixo sul-sudeste/nor-noroeste, e tem uma largura de 3 km a 48 km. Ele separa ao sul as cidades portuárias de Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia), e ao norte as cidades de Elseneur (Dinamarca) e de Helsingborg (Suécia).

Os relevos submarinos e a pouca profundidade de Öresund contribuem a limitar as trocas de água entre o mar do Norte e o mar Báltico.

História[editar | editar código-fonte]

O estreito de Öresund foi palco de numerosos naufrágios. Os principais fatores são sua baixa profundidade, às vezes inferior a 10 metros, e a existência de muitos navios em trânsito.

A ponte[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em 1 de julho de 2000, a Ponte do Öresund liga Copenhaga, na Dinamarca, a Malmö, na Suécia.

Vista do norte, a ponte do Öresund sobre o estreito de Öresund, com a Suécia à esquerda e a Dinamarca à direita

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]