Útila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Útila (Utila)
Útila (Utila) está localizado em: Honduras
Útila (Utila)
Coordenadas: 16° 5' 55" N 86° 56' 10" O

Localização ao largo da costa das Honduras
Geografia física
País Honduras
Arquipélago Islas de la Bahía
Geografia humana
População 3000

Praia em Útila
Tubarão perto de Útila, Honduras.

Útila (em castelhano: Utila) é uma ilha hondurenha do departamento de Islas de la Bahía. É uma das três ilhas principais desse departamento insular e um dos seus quatro municípios.[1] Está localizada a apenas 30 km da costa norte das Honduras e tem 49,3 km² de área, 11 km de largura e 4 km no seu ponto mais estreito. A única povoação tem aproximadamente 3000 habitantes.

A língua oficial, como no resto das Honduras, é a língua espanhola, embora também se fale a língua inglesa, sobretudo devido à presença de turistas.

A segunda maior cadeia de recifes do mundo estende-se através das Islas de la Bahía onde a vida marinha é rica e abundante, combinando com isto águas cristalinas e uma visibilidade de até 500 m, convertendo Útila num dos melhores lugares para mergulho, além de ser considerada um dos lugares mais baratos do mundo para estudar e conseguir uma certificação de mergulho. Há cerca de 12 escolas de mergulho,[2] que vão desde o nível principiante ao mais profissional.

Como é comum nas Caraíbas, só há duas estações climáticas: a estação das chuvas entre novembro e janeiro, e a estação seca, no resto do ano. Para oeste da ilha há muitos cayos, e vários destes são habitados e fazem parte da comunidade de Los Cayos, uma pequena povoaçaõ; a cerca de 30 km a leste da ilha fica a ilha de Roatán.

Referências

  1. «Município de Útila». Monografias.com 
  2. «Padi». Padi.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Honduras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.