Şükrü Saracoğlu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Mehmet Şükrü Saracoğlu (Ödemiş, 1887Istambul, 27 de dezembro de 1953) foi um político turco, 6º primeiro-ministro da República da Turquia. Também foi presidente do Fenerbahçe S.K. por 16 anos (1934-1950), inclusive durante o período em que foi primeiro-ministro.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

A Varlık Vergisi, uma lei tributária aprovada durante o seu governo, em 1942, foi imposta sobre as minorias não-islâmicas na Turquia de maneira arbitrária e pouco realista, causando muitas críticas dentro e fora do país, que finalmente levaram à sua revogação dois anos mais tarde. O efeito desta lei draconiana e pouco duradoura foi uma vitória esmagadora do partido de oposição, o Partido Democrático, nas eleições gerais realizadas em 1950.

O estádio do clube de futebol turco do qual era torcedor e foi presidente, o Fenerbahçe, leva seu nome (Estádio Şükrü Saracoğlu).

Fonte[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.