Ȝ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yogh maiúsculo (esquerda), yogh minúsculo (direita).

A letra Ȝ, ȝ (yogh; em inglês médio: yoȝ) era utilizada no inglês médio e pelo scots médio, representando y (AFI: /j/) e diversos outros fonemas velares (sons feitos quando a parte posterior da língua encosta o palato mole, como o /k/ em "casa", o /g/ em "gota" e o /ng/ (AFI: [ŋ]) em "manga".

Na escrita do inglês médio, o chamado "z com cauda" acabou por se tornar indistinguível do yogh; no scots médio a letra, que representava o som /j/, passou a ser confundida com um z cursivo, e as primeiras impressões no idioma utilizavam o z quando o yogh não estava disponível em suas fontes; consequentemente, algumas palavras do scots têm z no lugar de yogh.

O yogh tem a forma do algarismo árabe três (3), que costuma substituí-lo em obras de referência disponíveis na Internet. Há alguma confusão sobre a letra na literatura especializada, já que o idioma inglês estava longe de ser padronizado na época de seu uso. As letras maiúsculas e minúsculas (Ȝ e ȝ) são representadas no Unicode por U+021C e U+021D respectivamente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Alfabeto latino básico (ISO)
Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

história paleografia derivações diacríticos pontuação numerais Unicode lista de letras