Ц

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
letra cirílica tse
Alfabeto cirílico
А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
Letras não-eslavas
Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ
Letras arcaicas
Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ ІА Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ

Ц, ц (Tse) é uma letra do alfabeto cirílico, a 23ª do alfabeto russo, e acredita-se que tenha derivado da letra hebraica צ (Tsadi), equivalente ao ص (Tsad) do árabe, através da letra tsi do alfabeto glagolítico: GlagolitsaTsi.gif.

Representa o fonema consonantal /ʦ/, uma africada alveolar surda, como o som dos dois z em pizza ou o ts na palavra inglesa cats.

Uso no russo[editar | editar código-fonte]

No russo, é utilizado tanto em palavras nativas eslavas quanto em empréstimos: como um equivalente para o C latino, em palavras de origem latinas, como цирк (tsirk, "circo"), центр (tsentr, "centro"); e substituir o Z em palavras emprestadas do alemão, como плац (Plats, "praça"), цинк (tsink, "zinco").

Palavras russas que comecem com ц, como цар (tsar, "czar"), são raras, e quase nunca possuem origem eslava.

Uma regra notável na ortografia russa é a de que o ц raramente é seguido por ы (yeri), com a exceção das palavras com a terminação -ы no plural (танец–танцы) e em algumas declinações (девица–девицы). As poucas palavras com цы no meio ou no início de palavras são ensinadas para as crianças nas escolas: цыган, цыкать, цыпленок, цыпочки, цып-цып, цыц. Também existem grafias obsoletas, em textos antigos, como цынга (цинга), цыновка (циновка), панцырь (панцирь) etc.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.