Ӏ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
letra cirílica palotchka
Cyrillic letter Palochka.png
Alfabeto cirílico
А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
Letras não-eslavas
Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ
Letras arcaicas
Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ ІА Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ

Ӏ, ӏ (conhecido como palotchka ou páločka, do russo па́лочка, "bastão") é uma letra que é acrescentada ao alfabeto cirílico quando ele é utilizado por diversas línguas caucasianas, como o abaza, adigue, avar, checheno, dargínica, inguche, cabardiano, lak, lezgui e o tabassarã (uma exceção é o abecásia, que não usa o palotchka).

O palotchka normalmente não tem um valor independente fonético, porém é utilizado para modificar a leitura da letra que o antecede; ele indica que a consoante imediatamente anterior a ele é uma ejetiva. Um exemplo é o avar кӀалъазе (AFI[kʼaˈɬaze]), "falar".

Em alguns dos idiomas que usam o palotchka, como o ádigue, o cabardiano, o checheno e o inguche, ele também funciona como oclusiva glotal. Um exemplo pode ser visto no cabardiano елъэӀуащ (AFIjaɬaˈʔʷaːɕ), "ele pediu algo a ela") No checheno o palotchka representa a fricativa faringal sonora (ʕ).

Seu formato é praticamente idêntico ao do I maiúsculo do alfabeto latino e do I ucraniano maiúsculo. Até meados da primeira década do século XXI o palotchka não estava presente na maior parte dos padrões de teclados e fontes, e por isso costumava ser substituído pelas letras latinas I ou l, ou até mesmo pelo dígito 1. Nos tempos das máquinas datilográficas esta letra era substituída pelo numeral romano I, que era incluído nas máquinas que usavam o cirílico para ser utilizado em datas (ex.: 25.XII.1953 г.).

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.