.480 Ruger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde novembro de 2011)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Para quem pensa que Raging Bull é apenas título de filme ou fabricante de espadas, ainda não conhece o calibre .480 Ruger . O nome diz tudo, um calibre para feras indomáveis, capaz de derrubar um búfalo.

RevólverTaurus Raging Bull com tambor de seis balas

Descrição[editar | editar código-fonte]

O primeiro calibre fabricado pela Ruger, famosa fabricante de armas do EUA, em conjunto com a fabricante de munições Hornady.

Foi lançado inicialmente esse calibre para o revólver da Ruger modelo Super Redhawk com cano de 9 ½ polegadas e peso de 1,6 kg descarregada. As dimensões e o peso dão real idéia que não é uma pequena arma de porte na cintura.

Acreditando que o “Super Falcão Vermelho” era um nome muito delicado para tal calibre, a Taurus apresentou uma versão para esse calibre em 2001, no ano seguinte após o lançamento do calibre .480 pela Ruger, agora com o título de Raging Bull.

Enquanto um .44 Remington Magnum apresenta na boca do cano (com 7 ½ polegadas) uma energia de 1084 libras-pé, temos em contrapartida a .480 Ruger apresentando 1313 libras-pé (1780 joules). Sendo que a Ruger tem um projétil mais pesado de 325 grains, e o Magnum um projétil de 240 grains.

Raging Bull, é o nome da arma brasileira, mas não se engane, as honras de todo o poder desse Super Falcão Vermelho, ou como a brasileiríssima Taurus preferiu batizar: Touro Indomável, deve-se ao calibre com que é carregada a arma, o calibre . 480 Ruger. Lembrando que a Raging Bull também saiu em calibre .454 Casull, que é muito mais fácil de ser encontrado.

É equívoco pensar que essa arma é para touros indomáveis, na verdade a arma que porta esse calibre é que pode ser comparado com um touro indomável, visto que somente alguém com muita habilidade e intimidade com armas teria o real controle sobre uma arma com o calibre 480 Ruger, já que um disparo corresponde a um verdadeiro empurrão no sentido oposto ao disparo.

O calibre ficou tão famoso pelo poder indomável que nas lojas de RPG foram criados jogos eletrônicos “com” a poderosíssima Raging Bull.

Foi concedido a taurus pela National Rifle Association, o prêmio NRA Golden Bullseye pela fabricação da arma Raging Bull, porém deve-se reconhecer que os créditos desse título se devem ao Calibre .480 Ruger; um calibre indomável e a'Taurus, motivo de orgulho para todos os brasileiros.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • REVISTA MAGNUM. (Periódico). Edição n° 74. Editora Magnum Ltda, Junho/Julho 2001.
  • REVISTA TIRO CERTO. (Periódico). Ano I, Edição n° 5. Editora Minuano.


Este artigo relativo a armas de fogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.