10BASE2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conector BNC, formato T, usado para interligar computadores.

10BASE2 (conhecido como thinnet ou cheapnet) é um padrão de rede Ethernet que utiliza cabo coaxial fino, daí de ser denominado thinnet. O cabo transmite sinais a 10 Mbps e a uma distância máxima de 185 metros (aproximadamente 200 jardas), por segmento.

Conectores BNC tipo T e terminadores resistivos.

A rede que utiliza esse tipo de cabeamento possui uma topologia linear, com um máximo de 30 computadores conectados ao segmento e com espaçamento mínimo de 0,5m. Para conectar os computadores, é utilizado um conector BNC do tipo T, um cabo coaxial denominado RG-58 cuja impedância é de 50 ohms e dois terminais resistivos de 50 ohms, colocados nas extremidades do cabo, com o intuito de evitar que o cabo capte algum ruído. Existem dois outros tipos de cabos coaxiais, bastante semelhantes ao RG-58, um denominado RG-62, utilizado antigamente pela IBM, que possui impedância de 93 ohms, e outro, utilizado por antenas de televisão, cuja impedância é de 75 ohms. Nenhum desses cabos pode ser usado em redes de computadores.

Por ter uma topologia linear, a montagem e manutenção desse tipo de rede requer cuidados especiais, já que um problema no cabo (geralmente mau-contato) faz com que a rede toda deixe de funcionar, e esses problemas são de difícil diagnóstico.

Devido a dificuldade de manutenção, a popularização e barateamento de outros tipos de mídia, como fibra óptica e cabo par trançado, a maior demanda por maiores velocidades (as mídias anteriormente citadas podem transmitir a, no mínimo 100 Mbps) e a maior popularização de redes sem fios, esse padrão vem sendo substituído, sendo atualmente raro de ser visto utilizado em redes.

A sintaxe 10BASE2 é decomposta em um primeiro número, no caso 10 é a velocidade de transmissão em megabits por segundo (10 Mbps, ou 10 milhões de bits por segundo); o segundo termo que, no caso é o BASE, significa que a transmisão é em banda base (baseband), ou seja a onda portadora do sinal não tem modulação; e o último número é a distância máxima, 2 significa que a distância maxima é de 200 metros, sendo, na verdade, uma aproximação, já que a distância verdadeira é de 185 metros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre 10BASE2