13 de Julho (Aracaju)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
13 de Julho
—  Bairro  —
Avenida Beira Mar, Praia 13 de Julho
Avenida Beira Mar, Praia 13 de Julho
Cidade Aracaju
Limites Jardins
Salgado Filho
São José

13 de Julho é um bairro da zona sul de Aracaju, situado próximo ao encontro do rio Poxim com o rio Sergipe, limita-se ao norte com o São José (Aracaju), a leste com o estuário do rio Sergipe, a oeste com o Salgado Filho (Aracaju) e ao sul com o Jardins (Aracaju). Por sua localização, próximo ao Shopping Jardins e ao Shopping Riomar e por possuir uma das mais belas vistas da cidade o local é palco dos mais nobres e luxuosos empreendimentos imobiliários de Aracaju.

Índice

[editar] Origens do bairro

Em 1872 um sitiante chamado Joaquim Honório dos Santos vendeu terras do arrabalde denominado Ilha dos Bois ao Império do Brasil, que pretendia construir na área um lazareto.[1]

Por volta da década de 1920 cerca de 20 famílias muito pobres ocuparam algumas áreas de mangue fundando uma colônia de pescadores com casebres de palha e massapê.Chaves, Rubens. Aracaju, pra onde você vai?. [S.l.]: do Autor, 2004. 302 p.

Originalmente o bairro era conhecido por Praia Formosa, em virtude da praia existente às margens do rio Sergipe. Passou a chamar-se posteriormente de Praia 13 de Julho em homenagem ao levante liderado por Augusto Maynard Gomes, que sitiou a cidade de Aracaju com tropas do 28º Batalhão de Caçadores nas margens da praia em 13/07/1924, um dos desdobramentos do Tenentismo. [2]

[editar] Urbanização

Avenida Beira Mar, trecho conhecido como "Curva do Iate", Praia 13 de Julho, Aracaju-SE, 2011

Somente na década de 1950, no governo de Leandro Maciel é que o bairro começa a se urbanizar. São criados loteamentos destinados a classes abastadas que erguem casarões e é calçada com paralelepípedos a estrada que ligaria o Centro de Aracaju à praia de Atalaia (Aracaju), depois denominada de Avenida Beira Mar.Chaves, Rubens. Aracaju, pra onde você vai?. [S.l.]: do Autor, 2004. 303 p.

Lançados a partir da década de 1980 os luxuosos edifícios residenciais substituíram quase a totalidade dos antigos casarões existentes na Av. Beira-Mar. Hoje, o 13 de julho é o bairro com o metro quadrado mais caro da capital de Sergipe.

Com o grande crescimento de Aracaju sem o devido saneamento básico ocorreu grande despejo de material orgânico, que provocou a substituição da praia por um imenso mangue entre a Avenida Beira-Mar e o rio.

O bairro recebeu diversos aparelhos recreativos na sua orla, com ciclovia, quadras, mirante e pequenos bares, todos margeando um imenso mangue que embeleza o local.

[editar] Principais Logradouros

  • Avenida Beira Mar
  • Avenida Anízio Azevedo
  • Avenida Professor Acrísio Cruz

Referências

[editar] Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Sergipe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas