14º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
14° Batalhão de Polícia Militar
14bpm.gif
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação 2º Comando de Policiamento de Área
Sigla 14° BPM
Criação 1963
Aniversários 16 de julho
Sede
Sede Rio de Janeiro
Bairro Bangu
Endereço Rua Guandu do Sena, nº 1954

O Decimo Quarto Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Criado no dia 16 de julho de 1963, o Décimo Quarto Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro teve sua origem na Terceira Companhia do então Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Estado da Guanabara (atual 9º BPM). Essa Companhia foi elevada a condição de Batalhão, sendo intitulado Nono Batalhão da PMEG e finalmente Décimo Quarto Batalhão de Polícia Militar após a fusão com estado do Rio de Janeiro.

Área de atuação[editar | editar código-fonte]

O batalhão patrulha os bairros cariocas de Santíssimo (parte), Senador Camará, Bangu, Gericinó, Guilherme da Silveira, Padre Miguel (sob a 1ª Companhia) e Realengo, Magalhães Bastos, Jardim Sulacap, Vila Militar, Deodoro (parte) (sob a 2ª Companhia).

Realizando o policiamento ostensivo para uma população de aproximadamente 718.905 habitantes, além de possuir dois grandes centros comerciais (Bangu e Realengo), uma área constituída de várias Unidades Militares do Exército Brasileiro (Vila Militar), e um Complexo Prisional (14 Presídios e 4 Casas de Custódias) com uma população carcerária estimada em 10.840 homens.