15º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
15° Batalhão de Polícia Militar
15 BPM.jpg
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação 3º Comando de Policiamento de Área
Missão policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública
Sigla 15° BPM
Criação 26 de novembro de 1963
Patrono Luiz Alves de Lima e Silva
Sede
Sede Duque de Caxias
Endereço Rua Pedro Corrêa nº 273

O Decimo Quinto Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 3º Comando de Policiamento de Área (3º CPA).

Histórico[editar | editar código-fonte]

O 15º Batalhão de Polícia Militar foi instituído pelos artigos 15 e 16 da Lei nº. 5.266, de 26 de novembro de 1963 e instalado, a título precário, numa antiga fábrica de vidros, com a denominação de 6º Batalhão de Polícia Rural. Comemora-se oficialmente suas novas instalações definitivas, ampliadas e modernizadas, graças a um esforço conjunto do Estado, Município e comunidade local, no dia 25 de agosto, em homenagem ao seu patrono, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Inicialmente contava apenas com um efetivo de 03 (três) oficiais e 60 (sessenta) praças e tinha a responsabilidade de policiar os Municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Itaguaí, Paracambi e Mangaratiba.

Área de Atuação[editar | editar código-fonte]

Hoje tem a responsabilidade pelas ações de polícia ostensiva e de manutenção da ordem pública no município de Duque de Caxias, numa área de 464,573km², com população estimada de 855.010 habitantes e densidade demográfica de 1.840,4 hab/km², distribuídos pelo Centro e seus distritos como Duque de Caxias - 1º Distrito - Centro,(1ª Companhia); 2º Distrito - Campos Elíseos, (2ª Companhia); 3º Distrito - Imbariê, (3ª Companhia)e 4º Distrito - Xerém,(4ª Companhia).