1799
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Séculos: | Século XVII - Século XVIII - Século XIX |
| Décadas: | 1760 1770 1780 - 1790 - 1800 1810 1820 |
| Anos: | 1794 1795 1796 1797 1798 - 1799 - 1800 1801 1802 1803 1804 |
Índice |
Eventos [editar]
- Existência de referência documentais à Capela de São Sebastião, ilha de São Jorge, que se sabe ser de data anterior e onde esteve instalada a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.
- Fundação do Império do Espírito Santo da Rua Nova na freguesia da Conceição de Angra do Heroísmo.1
- Fim da construção do Portão do Mar, nas Velas, construção destinada a fazer parte do sistema de muralhas defensivo da vila. A obra foi iniciada em 1797. 2
- O príncipe herdeiro João de Bragança torna-se regente de Portugal, dada a incapacidade governativa de sua mãe, Maria I de Portugal.
- Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta descobre a pilha.
- Nomeação de D. Lourenço José Boaventura de Almada, conde de Almada, no cargo de capitão-general dos Açores, foi o (3.º capitão-general).
- Fim do primeiro reinado de Tashi Namgyal, Desi Druk do Reino do Butão, reinou desde 1792.
- Inicio do reinado de Druk Namgyal, Desi Druk do Reino do Butão, reinou até 1803.
Março [editar]
- 7 de março - Napoleão captura Jaffa na Palestina e ordena a execução de 2,000 prisioneiros de guerra.
- 29 de março - A escravatura é abolida no estado de Nova York.
Julho [editar]
- 15 de julho - O Capitão francês Pierre François Xavier Bouchard descobre a Pedra de Roseta.
Novembro [editar]
- 8 de novembro - Por ordem da rainha de Portugal, D. Maria I, os soldados Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates João de Deus e Manoel Faustino foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em Salvador.
- 9 de novembro - Napoleão derruba o Directório e torna-se primeiro consul da República; considerada a data do fim da Revolução Francesa.
- Em 10 de novembro- 18 Brumário, degundo o calendário republicano, Bonaparte tomou o poder.
Dezembro [editar]
- 22 de dezembro - Van Menegl (O Sombrio) finalizado o Livro Branco que da origem ao Hyprio.
Nascimentos [editar]
- 19 de fevereiro - Ferdinand Reich, químico alemão (m. 1882)
- 12 de abril - Henri Druey, foi presidente da Confederação Suíça em 1850 (m. 1855).
- 4 de julho - Óscar I da Suécia, rei da Suécia e Noruega de 1844 a 1859 (m. 1859)
- 25 de setembro - Onofre Pires, revolucionário (farroupilha) (m. 1844)
- 8 de outubro - Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência (m. 1837)
Falecimentos [editar]
- 9 de janeiro - Maria Gaetana Agnesi, matemática (n. 1718).
- 18 de maio - Beaumarchais, autor de teatro francês (n. 1732).
- 12 de fevereiro - Lazzaro Spallanzani, biólogo italiano (n. 1729).
- 14 de dezembro - George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos (n. 1732).