19º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Decimo Nono Batalhão de Polícia Militar (19º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA).

Histórico[editar | editar código-fonte]

O 19º BPM foi criado em em 13 de maio de 1974, como 13º BPM da PM do antigo estado da Guanabara.Sua aréa de atuação original era os bairros cariocas de Copacabana, Leme, Leblon, Ipanema, Jardim de Alah e Lagoa(Esse quatro ultimos bairros, foram servidos pelo 19º BPM, até 1988, com a criação e inaguração do 23º BPM).Com a fusão com o estado do Rio de Janeiro, assumiu a atual numeração de batalhão. Foi cenário do filme Tropa de Elite. O atual comandante é o Tenente Coronel Cláudio Costa de Oliveira.

Área de Atuação[editar | editar código-fonte]

O batalhão e responsavél pelo patrulhamento dos bairros cariocas de Copacabana, Leme, Lido e Bairro Peixoto.E das comunidades(favelas) dos Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, localizado no Leme, e Morro dos Cabritos, localizado no Complexo da Ladeira dos Tabajaras.