2,5D (computação gráfica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
2.5D
Lincity agrupa imagens isométricas para criar um ambiente de jogo em 2.5D.

2,5D (duas dimensões e meia), também chamado de pseudo-3D, é um termo informal usado para descrever fenômenos visuais que aparentam ser tridimensionais mas, por alguma razão, não o são completamente, seja por não serem constituídos por entidades verdadeiramente tridimensionais, como nos casos de gráficos, ou por não permitirem um movimento completamente 3D — geralmente restrigindo-o a duas dimensões —, como no caso dos jogos eletrônicos. O conceito não é relacionado às ideias matemáticas modernas da dimensão não-inteira.

Quando o termo é aplicado com computação gráfica, ele se refere a um sistema de computador usando gráficos 2D para simular visualmente gráficos 3D. Um método para tal é quando uma imagem dimensional possui um canal de "profundidade" ou Z-buffer que pode agir como um mapa de altura, por exemplo. O termo é também usado para descrever cenas 3D que foram elaboradas completa ou parcialmente de um grupo de imagens bidimensionais.

Embora o termo seja bastante restrito à computação gráfica, em especial nos videogames, ele também tem sido usado para descrever percepções visuais, especialmente em estereoscopia, que pode ser considerada 2.5D porque o ambiente tridimensional do observador é projetado nos planos dimensionais das retinas, que, mesmo bidimensionais, ainda permitem percepção de profundidade.

Exemplos de jogos eletrônicos que utilizam este tipo de gráfico incluem Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, Pandemonium, Klonoa: Door to Phantomile, Nights into Dreams..., Viewtiful Joe, Kirby 64: The Crystal Shards, New Super Mario Bros, Wario World, Yoshi's Story, Tomba!, Street Fighter IV, Sonic Rivals e Ragnarök Online.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.