24º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
24° Batalhão de Polícia Militar
24 BPM.png
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação 3º Comando de Policiamento de Área
Sigla 24° BPM
Criação 1989
Aniversários 15 de maio
Sede
Sede Queimados
Bairro Vila do Tinguá
Endereço Rua Tenente Jerônimo, s/nº

O Vigésimo Quarto Batalhão de Policia Militar (24º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 3º Comando de Policiamento de Área (3º CPA).

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Vigésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar tem suas origens na Ala de Cavalaria da antiga Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que, a partir de 5 de outubro de 1975, foi encarregada de fazer o policiamento em parte da Baixada Fluminense, ocasião em que destacou um pelotão para o então distrito de Japeri, em Nova Iguaçu]], ficando este instalado, inicialmente, em um velho galpão da Rede Ferroviária Federal enquanto a sede da OPM permanecia no bairro do Colubandê, em São Gonçalo.

Em 2 de fevereiro de 1977, foi criada a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), através do Decreto nº. 1095 do Governo do Estado, passando a funcionar em caráter provisório num prédio situado no km 9,5 da Rodovia Amaral Peixoto, em São Gonçalo.

A partir de 17 de março de 1978, após a criação do 20º BPM no município de Nova Iguaçu, a 2ª CIPM foi transferida para suas novas instalações na Rua Rubem, s/nº, no município de Queimados, as quais foram entregues à Polícia Militar pelo 1º Plan-Rio.

Em 18 de janeiro de 1989, através do Boletim da Polícia Militar nº 13 de 18 de janeiro de 1989, foi criado o Núcleo do 24º BPM (Nu 24º BPM) e, em 15 de maio de 1989, através do Decreto nº. 12.296, publicado no Boletim da Polícia Militar nº. 89 de 16 de maio de 1989, foi finalmente criado o 24º Batalhão de Polícia Militar.

Com o passar dos anos teve a área sob sua responsabilidade ampliada e reduzida, de acordo com as necessidades da população local e a reorganização operacional da Polícia Militar, a qual lhe trouxe o município de Itaguaí por duas vezes, após ter sido transferido do 27º BPM.

Em 2 de outubro de 2014, por meio da resolução da de nº 815 da Secretaria de Estado de Segurança (SESeg), publicada no Boletim da Polícia Militar de nº 183, foi criado o 42º BPM cuja sede foi estabelecida em Itaguaí, abrangendo, ainda, o município de Seropédica, bem como os efetivos e destacamentos remanejados do 24º BPM, e as circunscrições da 48ª e da 50ª Delegacias de Polícia.


Área de Atuação[editar | editar código-fonte]

Atualmente o 24º BPM possui três companhias que se dispõem da seguinte forma em suas áreas de atuação:

  • 1ª Companhia - Queimados
    • Sede: Vila do Tinguá
    • Cabine: bairros do Centro, Jardim do Trevo, São Simão, Jaqueira e Parque Industrial
  • 3ª Companhia: Paracambi
    • Sede: bairro Lages
    • Cabine: bairro Centro
Policiamentos especializados