25º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
25° Batalhão de Polícia Militar
25bpm.gif
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação 4º Comando de Policiamento de Área
Sigla 25° BPM
Criação 1990
Aniversários 5 de janeiro
Sede
Sede Cabo Frio
Bairro Jardim Caiçara
Endereço Rua Inglaterra, s/nº

O Vigésimo Quinto Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Criado pelo Decreto Lei nº 5.790 de 26 de outubro de 1966, a 1ª CIPM instalou-se a 6 de janeiro de 1971, no Município de Nova Friburgo, ficando responsável ainda pela segurança de Teresópolis, Cordeiro, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Duas Barras, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Laje do Muriaé. Anos depois, tendo em vista as necessidades impostas pelo crescimento daquela região, bem como a fusão do estado do Rio com a Guanabara, a 1ª CIPM deu lugar ao 11º BPM.

Em 10 de maio de 1984 era instalada em Cabo Frio a 1ª CIPM. Pela mesma imposição que a obrigou sair de Friburgo, ou seja, necessidade de uma unidade de maior porte, a 1ª CIPM foi transformada no 25º BPM, que pelo Decreto-Lei nº 14.304 de 5 de janeiro de 1990, a comando do Major PM Adelino Ferreira Filho, com sua área abrangendo os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema e posteriormente os municípios de Armação dos Búzios e Iguaba Grande.

Área de Atuação[editar | editar código-fonte]

O 25º BPM possui seis companhias que se dispõem da seguinte forma em suas áreas de atuação: