2NE1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
2NE1
Da esquerda para a direita: Dara, Minzy, CL e Bom
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, hip-hop, pop, electropop, R&B, Reggae
Período em atividade 2009-Presente
Gravadora(s) YG Entertainment
Avex
Página oficial Site Oficial
Integrantes CL, Bom, Dara e Minzy

2NE1 (em coreano: 투 애니원, pronunciado como "to anyone" ou "twenty-one") é um girl group sul-coreano formado pela YG Entertainment em 2009. As integrantes são CL, Minzy, Dara e Bom. O nome do grupo significa "Nova Evolução do Século XXI".

A primeira aparição do grupo se deu em 2009, em uma campanha publicitária do celular Cyon da LG, com o grupo Big Bang. Seu debut foi com o single "Fire". Depois, o grupo lançou o extended play 2NE1 e um álbum, To Anyone.

Suas músicas "Lollipop", "Fire", "I Don't Care", "Follow Me", "Go Away", "Lonely", "I Am The Best", "I Love You", "Falling In Love", "Do You Love Me" , "Missing You" e a mais recente "Come Back Home" se tornaram todas hits número um na Coreia do Sul.

O 2NE1 estreou oficialmente no Japão em setembro de 2011 com uma versão japonesa de seu segundo extended play. Desde então, o grupo lançou um álbum de estúdio e dois singles físicos no Japão.

Em 2012, o The New York Times classificou o desempenho do 2NE1 no Prudential Center em Nova Jersey como um dos Melhores Concertos de 2012. [1] Em outubro de 2012, Zack Greenburg da Forbes Magazine observou que o 2NE1 havia vendido 27 milhões de downloads digitais. [2]

Os fãs do grupo se chamam "Blackjacks", uma referência ao jogo de cartas homônimo, também chamado de vinte e um.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Prdé-debut:[editar | editar código-fonte]

O 2NE1 foi mencionado primeiramente pela imprensa no final de 2008, quando surgiram rumores de que a YG Entertainment estaria criando uma versão feminina do aclamado BIGBANG.

Em resposta a esses rumores, o presidente da YG, Yang Hyun Suk, afirmou que o nome do grupo não teria sido escolhido ainda. Em Janeiro de 2009, foi anunciado que o "BIGBANG Feminino" iria estrear em torno de Julho de 2009, com três componentes: CL, Minzy e Bom.

Mais tarde, naquele mesmo mês, a YG declarou que Dara se juntaria ao grupo. Por fim, a YG Entertainment anunciou que o grupo seria composto de quatro membros e estrearia em Maio de 2009.

A empresa declarou que o álbum de estreia do grupo conteria canções produzidas por Teddy Park, líder do grupo 1TYM. O nome do grupo foi inicialmente anunciado como “21” e seria pronunciado To Anyone, no entanto, devido à descoberta de outro grupo com o nome “To Anyone”, o grupo foi rapidamente renomeado para “2NE1”, que significa "Nova Evolução do Século 21". O próprio grupo, em entrevista, afirma que tem "figurino, coreografia e cenário inovadores, dando significado ao nome".

2009: Debut e vários prêmios[editar | editar código-fonte]

A primeira música do 2NE1 foi Lollipop, uma colaboração com o Big Bang, lançada em 27 de março de 2009. A canção foi criada para a LG, para promover os seus telefones Cyon. O comercial e vídeoclipe estrearam em 28 de março de 2009.

Embora não tenha sido promovido, “Lollipop” revelou-se um forte sucesso, ficando em 1º lugar em vários charts online e na televisão, como Mnet, onde ficou por quatro semanas consecutivas.

Em 30 de abril, Yang Hyun Suk revelou que a música de estréia do 2NE1 seria uma canção hip-hop/reggae, e que seria lançada oficialmente em 6 de maio de 2009. "Fire" foi totalmente escrita e produzida por Teddy Park, do 1TYM.

Teasers da canção foram lançados em seu site oficial no início de maio, com um clipe de 20 segundos que foi lançado em 1º de maio. O clipe tem duas versões, uma "Space" (espaço) e outra "Street" (rua), lançadas no mesmo dia.

A primeira apresentação da música foi em 17 de maio de 2009, no SBS Inkigayo, dando começo as atividades do grupo. O reality show 2NE1TV também foi lançado em maio de 2009, para ajudar nas promoções de estréia do grupo.

A música "Fire" e o grupo de tornaram muito populares no meio online, e logo o 2NE1 se tornou um dos termos mais procurados. O 2NE1 ganhou o primeiro prêmio Mutizen depois da quarta performance no programa Inkigayo, do canal SBS, no dia 14 de Junho de 2009. Seu segundo Mutizen veio no dia 21 de junho de 2009, no mesmo programa. Dois dias depois, o 2NE1 assinou um contrato com a Fila para serem modelos de uma nova campanha publicitária.

"I Don't Care" foi lançado como segundo single em 1º de Julho de 2009, com promoções de lançamento no mesmo mês. O CEO da YG Entertainment, Yang Hyun Suk, deu ênfase ao fato de a música "ser mais leve, com uma imagem mais feminina do que Fire".

Uma versão reggae da canção foi feita em um programa da SBS, sinalizando o fim das promoções para a música. No entanto, devido à popularidade do remix, ela foi liberada para download em 3 de setembro de 2009, em uma versão estúdio. Em agosto, depois de terminar as promoções de "I Don't Care", o 2NE1 teve um hiato temporário para o lançamento de singles solo das integrantes.

O grupo ganhou 9 prêmios no Cyworld Digital Music Awards: "Lollipop", "Fire" e "I Don't Care" ganharam o prêmio de "Música do Mês", e o grupo ganhou os prêmios de "Recruta do Mês de Maio" e "Recruta do Ano".

Juntamente com outros três grupos representando a Coreia do Sul, o 2NE1 performou no 6º Festival de Música Asiática em Setembro de 2009, onde elas receberam o prêmio de "Novo Grupo Asiático do Ano".

Seu EP de estréia alcançou a marca de 100.000 em vendas até o final do ano de 2009, sendo o 3º albúm mais vendido no ano na Coreia, de acordo com a Hanteo.

2010: Retorno às atividades e To Anyone[editar | editar código-fonte]

No dia 9 de fevereiro de 2010, sem aviso prévio, Follow Me foi lançada por download digital, e usada como tema para as campanhas do celular Samsung Corby. Naquele verão, o 2NE1 viajou para Los Angeles e Londres, para gravar músicas em inglês para um possível debut com o membro will.i.am do The Black Eyed Peas.

O seu primeiro álbum completo, To Anyone, foi lançado no dia 9 de Setembro de 2010. O álbum contém 12 faixas, incluindo três músicas principais, chamadas Clap Your Hands, Go Away e Can't Nobody, que foram promovidas simultaneamente, You and I, solo de Park Bom, Kiss, single de Sandara com a participação de CL, e Please Don't Go, de CL e Minzy.

Após a liberação, o álbum alcançou um "all-kill", com todas as novas músicas ficando no Top 10 em várias paradas musicais. O álbum alcançou o 1º lugar no iTunes Hip-Hop e o 7º lugar no chart mundial de álbuns da Billboard. Antes mesmo do lançamento, já haviam sido recebidas 120 mil pré-encomendas. O álbum vendeu 150 mil cópias até o final do ano.

O 2NE1 ganhou o primeiro lugar no M! Countdown do canal Mnet por "Clap Your Hands" um dia após o seu comeback, seguido por um prêmio no programa Music Bank do canal KBS por "Go Away", e um Mutizen no SBS Inkigayo por "Can't Nobody". No total, o 2NE1 ficou em primeiro lugar 11 vezes em vários programas de música.

Para promover o álbum, o grupo fez sua primeira aparição em um talk-show de variedades chamado Win Win. O 2NE1 também levou ao ar a segunda temporada do seu reality show, 2NE1TV.

No dia 21 de outubro, Yang Hyun Suk anunciou que o 2NE1 lançaria um novo single promocional no dia 31 de Outubro, depois foi revelado que seria It Hurts. A primeira performance dessa música foi no programa Inkigayo. O clipe desta mesma música foi lançado dia 1 de Novembro, e foi todo customizado em comemoração ao Halloween.

Além disso, no dia 28 de outubro, foi revelado que a gravadora oficial do 2NE1 no Japão seria a Avex, e que o álbum To Anyone seria relançado no Japão no dia 8 de dezembro, mas essa data foi adiada por tempo indeterminado. O grupo também performou na Tailândia, onde o To Anyone foi lançado dia 28 de outubro.

No dia 26 de novembro, o 2NE1 lançou o single "Don't Stop The Music" para uma campanha publicitária da scooter Fiore da Yamaha, para a Tailândia.

2011: Expansão internacional[editar | editar código-fonte]

No dia 19 de Janeiro, "Can't Nobody (English Version)" foi lançado no Japão. No dia 2 de fevereiro, a mesma música teve seu clipe liberado para download através do iTunes. Em 22 de Fevereiro, a Avex anunciou que elas iriam debutar no Japão com "Go Away", que teve seu ringtone lançado dia 9 de Março.

Mais tarde, foi anunciado que a música seria o tema do programa de televisão japonês Mezamashi TV.

No dia 16 do mesmo mês, o grupo lançou o seu primeiro extended play,"2NE1", no Japão, o qual não teve promoções por causa do terremoto. Ele debutou na 24º posição parada musical Oricon.

O 2NE1 planejava fazer seu debut japonês ao vivo no programa Music Station, mas também foi adiado por causa do terremoto.

Elas participaram da campanha "Pray for Japan" da Naver, juntamente com muitas outras celebridades coreanas para levantar fundos para as vítimas do terremoto.

No dia 18 de abril, foram anunciados seus planos para o comeback, que elas voltariam a fazer promoções de suas músicas em julho.

A segunda música solo de Park Bom, Don't Cry, foi lançada no dia 21 de abril. A canção chegou ao topo e alcançou um "all- kill" nas paradas musicais coreanas dentro de 24 horas após seu lançamento.

Depois que Park Bom cantou uma versão acústica dessa música no programa YG on Air, a líder CL disse que um novo single coreano chamado Lonely seria lançado no 12 de maio.

Um making of do clipe de Lonely foi ao ar no segundo episódio do YG on Air, e a música foi lançada no dia previsto. O vídeo recebeu mais de 4 milhões de visitas ao longo de quatro dias e ficou em 1º em vários portais de vídeo coreanos, além de também conseguir um "all-kill".

No dia 24 de junho, o 2NE1 lançou um single produzido por Teddy Park, chamado I Am The Best. O clipe dessa música foi adiado por causa das dificuldades em editá-lo, mas foi enviado no canal do YouTube delas dia 27 de junho.

Elas performaram essa mesma música no programa Inkigayo da SBS no dia 26 de junho. 24 horas após o lançamento, "I Am The Best" ficou em primeiro lugar nas principais paradas coreanas.

Em 21 de julho, o 2NE1 lançou um vídeo animado de música dirigido por Mari Kim para o seu próximo single, Hate You.

Em 28 de julho, junto com o lançamento do 2º mini-álbum do grupo, o single Ugly e seu vídeo foram lançados, e novamente o 2NE1 ficou em 1º em todas as principais paradas coreanas.

O álbum também foi um grande sucesso, ficando em 1º no Chart Gaon e vendendo mais de 85.000 cópias até o final do ano e mais de 100.000 cópias até setembro de 2012.

O grupo se tornou o primeiro artista de K-pop na história a conseguir cinco "all- kill" seguidos.

O 2NE1 encerrou as promoções por volta de Agosto.

Após essas promoções, elas fizeram seu primeiro concerto solo chamado "2NE1 Nolza", nos dias 27 e 28 de agosto, no Olympic Hall do Chamsil Olympic Park, em Seul, na Coréia do Sul e também fizeram seu debut japonês, em setembro.

Em outubro de 2011, a MTV Iggy, um ramo internacional da MTV, que promove a nova música internacional, realizou uma competição global, com 10 bandas de todo o mundo, que competiram em uma votação, intitulada "Best New Band in the World". O 2NE1 venceu essa votação em 10 de novembro, tornando este o seu primeiro prêmio nos Estados Unidos.

2012: Álbum japonês e Primeira Turnê Mundial[editar | editar código-fonte]

Em 28 de março de 2012, o 2NE1 lançou seu primeiro álbum japonês, Collection, juntamente com seu segundo single japonês, Scream.

O álbum inclui remakes japoneses de suas canções coreanas como 'Fire' e ' I Don't Care', além de um cover da música "Like a Virgin", da cantora Madonna. O álbum alcançou a 4ª posição na Oricon e vendeu mais de 40.000 cópias no Japão.

O grupo e os seus companheiros de empresa, o Big Bang, foram convidados a se apresentar pela primeira vez no festival Springroove, no Japão, ao lado de alguns dos maiores artistas de hip hop norte-americanos e japoneses.

No ano anterior, o 2NE1 também foi convidado, mas devido ao terremoto e ao tsunami, o festival foi cancelado.

Em 6 de junho de 2012, o grupo lançou um single promocional para a Intel, intitulado Be Mine.

O grupo serviu como orador para o 59º Festival Internacional de Publicidade de Cannes, na França, em Junho de 2012, depois de ter sido escolhido o grupo de K-pop favorito pelos fãs franceses.

O grupo fez seu retorno oficial em 5 de julho de 2012, com I Love You, single produzido por Teddy Park. A música conseguiu um "all-kill" poucas horas após o lançamento.

Também confirmou em junho de 2012 a primeira turnê mundial de um grupo feminino de K-pop, a New Evolution World Tour, que começou em Seul, na Coréia do Sul. Os figurinos do show foram desenhados por Jeremy Scott.

Em 24 de agosto, o 2NE1 realizou um concerto em Los Angeles. 6.680 dos 6.714 bilhetes colocados à venda foram vendidos, trazendo um faturamento de 653.716 $, segundo a Billboard Box Score.

No dia 26 de setembro, uma versão japonesa de "I Love You" foi lançada como terceiro single japonês oficial do grupo.

Em dezembro, o 2NE1 e o Big Bang fizeram parte da lista "Best Band Style of 2012" da MTV Style. Os dois grupos da YG Entertainment foram os únicos artistas asiáticos que fizeram parte dessa lista, que incluiu One Direction, The Wanted, Backstreet Boys, Spice Girls, Destiny's Child, Fun e No Doubt.

Inicialmente,um segundo álbum do grupo estava previsto para ser lançado em julho de 2012, mas foi adiado para outubro de 2012. Porém, foi adiado mais uma vez para o início de 2013.

2013: Músicas em Inglês, Debut solo de CL e Anúncio de Turnê Mundial[editar | editar código-fonte]

Em 14 de março, o 2NE1 lançou uma versão completa de "Take The World On", que foi uma colaboração em inglês com o cantor norte-americano will.i.am.

O grupo também colaborou com will.i.am em uma segunda música chamada "Gettin' Dumb". A canção foi a sexta faixa do quarto álbum do cantor, #willpower, que foi lançado em 23 de abril.

Em uma entrevista, CL confirmou que o grupo ainda não tem um álbum planejado para os Estados Unidos, mas queria produzir mais músicas em inglês.

No início de maio, a YG Entertainment lançou uma imagem teaser com a legenda "Who's Next? 2013.05.28". Em torno do texto eram os nomes dos artistas da YG, incluindo 2NE1 e CL.

Em 15 de maio, a YG Entertainment anunciou que CL iria lançar seu primeiro single solo. Originalmente intitulado "Bad Girls", o single foi renomeado para "The Baddest Female", porque a cantora Lee Hyori tinha acabado de lançar um single com o mesmo título.

The Baddest Female foi lançada em 28 de maio.

Em 17 de junho, Yang Hyun Suk anunciou que planejava lançar quatro novas faixas do grupo até o fim de 2013 (na verdade seriam lançadas só três).[3]

O 2NE1 lançou o single Falling In Love em 8 de julho. A canção foi bem recebida em muitos dos portais de música da Coréia do Sul, tornando-se o nono single número um do grupo no Singles Chart Gaon.[4]

Em julho, o 2NE1 também participou do programa "Running Man" da SBS.

O próximo single, Do You Love Me, foi anunciado em 28 de julho e lançado no dia 7 de agosto.[5]

O último single , Missing You, foi lançado em 21 de novembro. A música provou ser um grande sucesso, ficando em 1º no Singles Chart Gaon em sua primeira semana e mantendo a 2ª colocação em sua segunda semana.

A canção foi a décima do grupo a ficar em 1º no Singles Chart Gaon. [6] [7] [8]

Os 3 singles do 2NE1 renderam mais de 35 milhões de acessos no You Tube em 2013.

O grupo anunciou que sua próxima turnê mundial teria início em março de 2014 na Coréia e iria visitar vários países.

No fim de 2013, o 2NE1 se tornou o primeiro grupo feminino de K-pop a ter mais de 2 milhões de inscritos na sua conta oficial do YouTube e também o grupo feminino de K-pop com mais 'likes' em sua página oficial no Facebook.[9]

2014: CRUSH e Segunda Turnê Mundial[editar | editar código-fonte]

O 2NE1 foi classificado em #4 na lista dos grupos coreanos com mais hits digitais na década passada, com 17 músicas.

Em janeiro, as meninas do 2NE1 participaram de um episódio do programa americano "The Bachelor". Elas também aparecerão no episódio final da 21ª temporada do "America's Next Top Model".

No dia 15 de janeiro, foi revelado o nome da nova turnê mundial do grupo anunciada no fim de 2013: AONAll or Nothing. Também foram revelados alguns teasers.

No dia 7 de fevereiro, foi aberta uma votação intitulada "Welcome to my Country" na página oficial do grupo no Facebook. Foram selecionados 21 países, de acordo com o número de 'likes' da página. O país vencedor receberia um presente especial do grupo.

A votação foi até o dia 21 de fevereiro e o Brasil foi o país vencedor. As garotas do 2NE1 fizeram um vídeo para os blackjacks brasileiros, agradecendo o carinho e o apoio.

Em 13 de fevereiro, a YG anunciou que a data de lançamento do segundo álbum do grupo intitulado "CRUSH" era 24 de Fevereiro para as vendas digitais e 7 de Março para as vendas físicas. O M/V sairia dia 28, e segundo o CEO da YG, seria o M/V com o maior orçamento do grupo.

Em 19 de fevereiro, foi anunciado que o lançamento do álbum foi adiado para o dia 26 por conta do aniversário de CL. Também foi dito que o álbum teria 4 M/V's : 2 versões de "Come Back Home" (uma delas acústica) , '"Gotta Be You" e "Happy", que foi gravado nos Estados Unidos.

Um dia depois, foi liberada a tracklist completa do álbum, incluindo 3 músicas que foram compostas por CL.

CRUSH foi lançado no dia previsto e alcançou um "all-kill" menos de uma hora após seu lançamento, com suas músicas ficando no topo das principais paradas musicais coreanas.

Um dia depois do seu lançamento, o álbum alcançou a 6ª posição no Chart Mundial de álbuns do iTunes. Foi a posição mais alta que um artista coreano conseguiu chegar nesse chart.

O álbum também ficou em 1º lugar em vários países, como Indonésia e Vietnã, e ficou no Top 10 em muitos outros, incluindo Estados Unidos, Canadá e Brasil.

A nova turnê mundial do grupo começou no dia 1º de março, em Seul, Coréia do Sul, e também passou por Hong Kong, China, Taiwan,Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura e Japão.

No dia 3 de março, finalmente foram liberados os M/V's para Come Back Home e Happy.

"CRUSH" seguiu quebrando recordes: chegou na posição #61 no chart de albúns Billboard 200, sendo a posição mais alta que um albúm de k-pop chegou nesse chart. O albúm também apareceu em outros charts da Billboard: chegou em #2 no World Albums Chart e em #9 no Independent Albums Chart.

Todas as músicas do albúm figuraram no K-pop Hot 100, da Billboard, e também no Gaon Music Chart, onde "Come Back Home" ficou em #1 no Chart de Singles do mês de Março.

"CRUSH" também se tornou o álbum que mais tempo permaneceu no 'Top 10' do Melon Chart.

Em Abril, o 2NE1 realizou dois ensaios fotográficos: um para a Nylon Magazine, sendo a capa da edição de Maio da revista, e outro para a Vogue Korea.

No dia 20 de Maio, em comemoração aos 5 anos do grupo, um M/V para Gotta Be You foi lançado.

Em junho, o 2NE1 lançou a versão japonesa do álbum "CRUSH", junto com o M/V da música "Crush" (em japonês), e também versões japonesas de M/V's como "Falling in Love" , "Do You Love Me" e "Come Back Home". O álbum ficou em #2 no Oricon Daily Chart e em #1 no iTunes Top Pop Albums Chart do Japão.

Entre Maio e Julho, Park Bom participou do "SBS Roommate", um programa que reúne celebridades coreanas em uma casa.

A Billboard nomeou o grupo como um dos 10 maiores grupos femininos de K-pop, indo tão longe a ponto de compará-las com os Rolling Stones.

Em Agosto, “I Am the Best” foi escolhida para ser apresentada no novo comercial da Microsoft, utilizado como uma "indireta" em direção a concorrente da empresa, a Apple.

Em Setembro, o YouTube lançou uma lista chamada “A evolução dos girl groups”. Entre nomes como Destiny’s Child, Spice Girls e TLC, o hit de 2011 “I Am the Best” foi incluído na lista do site.

O 2NE1 ganhou pelo 4º ano seguido o prêmio de "Melhor Banda Feminina" no So-Loved Awards, uma premiação europeia realizada com o intuito de indicar quais artistas coreanos terão chance real de encontrar o seu caminho no mercado europeu.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento[10] Local de nascimento
Romanizado Hangul Romanizado Hangul
Bom Park Bom 박봄 24 de março de 1984 (30 anos) Coreia do Sul Seul, Coreia do Sul
Dara 다라 Park Sandara 박산다라 12 de novembro de 1984 (30 anos) Coreia do Sul Busan, Coreia do Sul
CL 씨엘 Lee Chae-Rin 이채린 26 de fevereiro de 1991 (23 anos) Coreia do Sul Seul, Coreia do Sul
Minzy 민지 Gong Min-Ji 공민지 18 de janeiro de 1994 (20 anos) Coreia do Sul Gwangju, Coreia do Sul

Posições no Grupo[editar | editar código-fonte]

Park Bom : Vocalista Principal

Park Sandara : Visual, Vocal, Rapper de Apoio

Lee Chae-Rin : Líder, Rapper Principal, Dançarina Guia e Vocal

Gong Min-Ji : Maknae, Dançarina Principal, Vocalista Guia e Rapper Guia

Arte e Influências[editar | editar código-fonte]

No extended play do debut, ficou claro que o grupo tem um estilo distinto, mixado.

Enquanto "Lollipop" foi classificado como pop, "Fire" foi predominantemente classificado como hip hop. "I Don't Care", por sua vez, foi feita intencionalmente para ter uma pegada mais reggae.

Seu álbum de comeback, To Anyone, foi marcado como uma entrada na música eletrônica. "Go Away", o mais bem sucedido single promocional do álbum, foi classificado como dance.

Por outro lado, músicas como "It Hurts" e "Lonely" são R&B, outro estilo que também foi caracterizado no primeiro extended play.

"Ugly", single de 2011, tem influência do rock. "I Love You" é uma mistura de eletrônica com trot (gênero musical tradicional na Coréia). Em "Falling In Love", percebe-se a influência do reggae.

"Come Back Home", uma das faixas-título do 2º albúm do grupo, é uma mistura de R&B, hip hop e reggae, enquanto "Happy" é predominantemente pop.

A própria YG Entertainmet comentou : “O 2NE1 é talentoso o suficiente para tentar todos os gêneros diferentes. A YG infinitamente tende a trazer mudanças, ao invés de preferir ficar em uma zona de conforto, que adere a apenas um determinado gênero“.

Tematicamente, as músicas de 2NE1 expressam os sentimentos de independência e o aumento do poder feminino, como pode ser notado em músicas como "Go Away" e "I Don't Care".

Durante seu single de debut, o grupo foi descrito como "guerreiras do hip hop", e a contraparte feminina do Big Bang. Mas essa percepção mudou com "I Don't Care", com um estilo forte, mais feminino.

Durante o clipe de "It Hurts", elas possuem um estilo gótico.

Todas as membros do 2NE1 citaram influências diferentes. Park Bom citou cantores americanos como Michael Jackson e Mariah Carey como suas influências principais. Ela citou hip hop e R&B como seus estilos musicas favoritos.

A integrante mais nova, Minzy, citou Beyoncé como sua influência principal pelo seu vocal forte e performance poderosa,chegando a fazer cover da música "Halo" de Beyoncé.

A líder CL citou 1TYM e americanos como Madonna e Lauryn Hill. Dara disse que Uhm Jung Hwa é a sua inspiração.

Prêmios e Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Quando o grupo estreou com a canção "Fire" , as performances ao vivo subsequentes foram consideradass não convencionais e impressionantes. Elas ganharam muitos prêmios nos shows de música semanais, tais como SBS (Inkigayo) e Music Bank.

"Fire" também ganhou o prêmio de Música do Mês e Debut do Mês em Maio .

"I Don't Care" também trouxe sucesso e reconhecimento semelhante e fez o 2NE1 ganhar o prêmio de Música do Ano no Mnet Asian Music Awards de 2009. O grupo também ganhou os prêmios de Melhor M/V por "Fire" e o de Melhor Novo Artista Feminino nessa premiação.

No mesmo ano, o grupo ganhou 9 prêmios no Cyworld Digital Music Awards e 3 no Mnet 20's Choice Awards.

No Mnet Asian Music Awards de 2010, o grupo ganhou os prêmios de Artista do Ano e Álbum do Ano (To Anyone), além dos prêmios de Melhor Grupo Feminino e Melhor M/V por "Can't Nobody".

O solo de Park Bom, You and I, ganhou o prêmio de Melhor Canção Digital. O grupo foi o primeiro a vencer todos os 3 grandes prêmios (Música do Ano,Artista do Ano e Álbum do Ano) no MAMA.[11]

Em 29 de novembro de 2011, o 2NE1 ganhou o prêmio de Melhor Performance Vocal de Grupo por "Lonely" e ainda ganhou seu segundo prêmio de Música do Ano por "I Am the Best" no MAMA.

No mesmo ano, o grupo também ganhou o prêmio de "Best New Band in the World", da MTV Iggy. Esse foi o primeiro prêmio do grupo nos EUA.

Em 2012, a música "I Love You" ficou por 2 semanas em 1º lugar no K-pop Hot 100,da Billboard. O grupo também ganhou um "Digital Bonsang" no Golden Disk Awards por "I Love You".

Além disso, o 2NE1 venceu a categoria "Best New Artist" no VMAJ de 2012.

Em 2013, CL ganhou os prêmios de Melhor Performance de Dança - Solo Feminino no MAMA e o de 20's Style no Mnet 20's Choice Awards.

O 2NE1 ganhou o prêmio de World Hallyu Star no Gaon Chart Kpop Awards. "Missing You" também ganhou um "Digital Bonsang" no Golden Disk Awards.

Em 2014, o álbum "CRUSH" quebrou o recorde de álbum de K-pop com a melhor 1ª semana de vendas no chart "Billboard 200", ficando na posição #61, a maior alcançada por um artista do gênero. O álbum também ficou entre os 25 melhores do ano de acordo com a FUSE.tv.

O 2NE1 foi incluído na playlist "The Evoution of Girl Groups", do Youtube, com a música "I Am the Best".

No total, o grupo tem 176 nominações e 92 prêmios. Nos programas de música semanais, elas possuem 44 prêmios : 18 no ''Inkigayo'', 15 no ''M! Countdown'', 9 no ''Music Bank'' e 2 no ''Music Core''.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

CL

1. CL fala francês, inglês e japonês, além do coreano;

2. CL foi treinee da JYP Entertainment e costumava dividir o quarto com SoHee (ex-Wonder Girls);

3. Ela se tornou treinee da YG Entertainment em 2006, após levar pessoalmente sua fita demo para a companhia. Originalmente, CL debutaria como cantora solo, mas acabou sendo escalada como líder do 2NE1;

4. CL é obcecada por limpeza. Ela é responsável por (tentar) manter o dormitório do grupo limpo e organizado;

5. CL contumava agir como uma espécie de tradutora entre cantores e dançarinos locais com os estrangeiros. Foi através dessas experiências que ela aprendeu hip-hop.

BOM

1. Bom fala fluentemente inglês e japonês, além do coreano;

2. Ela se inscreveu na universidade de Lesley para Psicologia, mas apoiada pela tia e escondida dos pais mudou-se para a universidade de Música de Berklee para seguir seu sonho de ser cantora;

3. Ela toca piano, violoncelo e flauta;

4. Ama milho;

5. Antes de vir para a YG Entertainment, Bom, muitos anos antes, tentou uma audição na SM Entertainment, mas foi recusada. Ela também foi recusada na sua primeira audição na YG, mas não desistiu. Por 3 anos ela voltou a fazer audições até finalmente ser aceita como trainee.

DARA

1. Dara era muito popular nas Filipinas, onde participou de filmes, novelas, comerciais, e gravou alguns álbuns;

2. Ela constumava trabalhar como atriz enquanto ainda estudava. Suas matérias favoritas eram matemática e física;

3. Seu irmão mais novo, Park Sang Hyun, é conhecido como “Thunder”, e era parte do grupo MBLAQ; 

4. Dara sempre manda mensagem de texto, pois ela acha estranho ligar para as pessoas;

5. Dara pega o celular das outras garotas do 2NE1 e coloca uma foto sua como wallpaper.

MINZY

1. Minzy se juntou a YG Entertainment quando estava na 6° série;

2. Ela adora tirar fotografias e quer se tornar uma fotógrafa profissional algum dia;

3. Ela é a que melhor cozinha entre todas as integrantes do 2NE1;

4. Minzy coleciona carros RC;

5. Minzy gosta de fazer tricô. [12]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EP's[editar | editar código-fonte]

  • 2NE1 1st Mini Álbum (2009)
  • 2nd Mini Álbum (2011)

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • 2NE1 1st Live Concert NOLZA! (2011)
  • 2NE1 New Evolution Tour (2012)
  • 2NE1 AON World Tour in Seoul [ALL OR NOTHING] (2014)

Singles Digitais[editar | editar código-fonte]

  • I Love You (2012)
  • Falling In Love (2013)
  • Do You Love Me? (2013)
  • Missing You (2013)

Álbum Japonês[editar | editar código-fonte]

  • Collection (2012)
  • CRUSH (2014)

EP Japonês[editar | editar código-fonte]

  • NOLZA (2011)

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • The Party in Philippines (2011)
  • NOLZA (2011)
  • NOLZA in Japan (2011)
  • New Evolution (Global Tour) (2012)
  • AON - All or Nothing (World Tour) (2014)

Turnês com outros grupos[editar | editar código-fonte]

  • YG Family Concert (2010)
  • YG Family 15th Anniversary Concert (2011)
  • YG Family Concert - Power (2014)

Trabalhos para televisão[editar | editar código-fonte]

  • 2009: Style (cameo)
  • 2009: Girlfriends (cameo)
  • 2009: 2NE1 TV
  • 2010: 2NE1 TV (segunda temporada)
  • 2011: 2NE1 TV Live: Worldwide (terceira temporada)
  • 2013: Running Man (Reality de sobrevivência, Episódio 156)
  • 2013: Double Park TV (Sandara e Park Bom)
  • 2014: Running Man (Episódio 195)
  • 2014: Roommate (Reality show, Park Bom)

Referências

  1. The Best Concerts of 2012, as Seen by Times Critics The New York Times. Visitado em 6 January 2013. "This was the year K-pop arrived — not in the form of “Gangnam Style,” which was everywhere and yet completely evanescent — but in these arena shows, which were full of thousands of young, paying fans eager to see the girls of 2NE1 and the boys of BigBang, groups with zero American hits between them, but rabid American followings all the same."
  2. Greenburg, Zack (2012-10-16). Bigger Than Psy: 2NE1 And The Future Of K-Pop Forbes Magazine. Visitado em 2013-01-25. "Known by many as the Korean version of the Spice Girls, the group has sold 27 million digital downloads to date, including the single “I Am The Best,” which moved 4.5 million units"
  3. 2NE1's new song to be called "Falling In Love" + Yang Hyun Suk promises at least 4 new tracks from the girls allkpop. Visitado em 17 June 2013.
  4. Gaon Chart releases chart rankings for July 7 - July 13 allkpop (18 July 2013). Visitado em 19 July 2013.
  5. 2NE1 to release 'Do You Love Me' on August 7th allkpop (28 July 2013). Visitado em 29 July 2013.
  6. Missing You iTunes. Visitado em 21 November 2013.
  7. 2NE1 are 'Missing You' in new MV! allkpop (21 November 2013).
  8. < http://popdust.com/2013/12/05/k-pop-chart-report-hyorin-dethrones-2ne1-vixx-goes-top-ten/>
  9. < http://www.yg-life.com/archives/26256?lang=en>
  10. STARHOME > Profile S.M.Entertainment Co., Ltd. Visitado em 3 de junho de 2012.
  11. Hicap, Jonathan M. (November 29, 2010). 2NE1 wins MAMA artist, Album of the Year Manila Bulletin Manila Bulletin Publishing. Visitado em December 2, 2010.
  12. {referências|http://blackpetalsever.wordpress.com}}

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre 2NE1


Flag of South Korea.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Coreia do Sul, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.