3000 metros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 3000 m)

3000 metros é uma popular prova de meia-distância em pista de atletismo, que consiste em 7,5 voltas na pista de 400 m e já foi uma prova olímpica, sendo atualmente disputada apenas em torneios amadores na Europa e Estados Unidos, onde é uma prova popular em competições disputadas por estudantes de nível secundário e universitário. No entanto, na pista coberta, continua a fazer parte do programa oficial.

Era dada como corrida de longa distancia ou corrida de fundo... Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saem para a corrida em uma posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.

A prova foi disputada no atletismo dos primeiros Jogos Olímpicos, quando era dominada principalmente pelos finlandeses, sendo depois substituída pelos 5 000 m, mas manteve-se até os anos 90 como uma das provas clássicas do atletismo olímpico feminino, quando as mulheres eram impedidas de disputar provas mais longas, até ser oficialmente substituída pelos 5000 e 10 000 m em Atlanta 96.

Os recordes mundiais da prova em estádio e em pista coberta pertencem ao queniano Daniel Komen.

Ícone de esboço Este artigo sobre atletismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.