30 Anos de Chaves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
30 Anos de Chaves
30 Anos de Chaves
Os personagens do especial. Da esquerda para a direita: Seu Madruga, Chiquinha, Chaves, Senhor Barriga, Professor Girafales, Dona Florinda e Quico.
Informação geral
Formato série
Gênero Comédia
Duração 27 minutos e 41 segundos
Criador(es) SBT
Baseado em El Chavo del Ocho
por Roberto Gómez Bolaños
Elenco Renê Loureiro
Alexandre Porpetone
Marlei Cevada
Felipe Levoto
Ratinho
Christina Rocha
Lívia Andrade
Zé Américo
Carlos Alberto de Nóbrega
Celso Portiolli
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 3
Produção
Diretor(es) Marcelo de Nóbrega
Exibição
Emissora original Brasil SBT
Transmissão original 19 de agosto de 201128 de dezembro de 2011
Cronologia
Programas relacionados El Chavo del Ocho (série original)

30 Anos de Chaves foi uma remontagem comemorativa da série El Chavo del Ocho. Foi produzida e transmitida no Brasil pelo SBT em 2011, com humoristas de A Praça é Nossa, dentre outros artistas do SBT.

Ao contrário do que o título dá a entender, o aniversário de 30 anos que comemora é o da própria emissora, criada em 1981; não do personagem Chaves, criado em 1971; nem do seriado original, criado entre 1972 e 1973; e nem mesmo da retransmissão brasileira, iniciada em 1984.[carece de fontes?]

Produção[editar | editar código-fonte]

A gravação do episódio ocorreu em 12 de agosto de 2011, em uma réplica do estúdio do seriado original, que demorou duas semanas para ser produzido.[1] Inicialmente, Marília Gabriela estava cotada para viver Dona Florinda, mas por causa de alguns compromissos, foi substituída por Lívia Andrade.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O episódio exibido é uma remontagem de Bilhetes Trocados,[2] na qual Professor Girafales chega na vila e diz para Dona Florinda que havia escrito em um papel rosa com os seus sentimentos sobre ela. Mas, acaba deixando cair do bolso. Chiquinha encontra-o depois.

Voltando para casa, Seu Madruga pede à Chiquinha que vá até o açougueiro e lhe entrega um papel branco com o que ela deve comprar. Ela acaba lendo o papel rosa, achando que foi seu pai que havia escrito uma carta amorosa para o açougueiro. Sem vontade de ir ao açougueiro, Chiquinha pede para Chaves ir em seu lugar, dizendo que seu pai iria dar um sanduíche de presunto. Logo após, Quico procura o bilhete que o Professor Girafales havia escrito para Dona Florinda e Chiquinha entrega o papel branco, com o pedido que seu pai havia feito para o açougueiro.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Episódios
1 2 3
Principal
Renê Loureiro Chaves [3] Principal
Alexandre Porpetone Does not appear Principal
Marlei Cevada Chiquinha[3] Principal
Felipe Levoto Seu Madruga[3] Principal
Ratinho Senhor Barriga[3] Principal
Christina Rocha Dona Clotilde[3] Principal
Lívia Andrade Dona Florinda[3] Principal
Zé Américo Quico[3] Principal
Carlos Alberto de Nóbrega Professor Girafales [3] Principal
Celso Portiolli Does not appear Principal

Exibição[editar | editar código-fonte]

O programa foi exibido primeiramente no dia 19 de agosto de 2011 com o episódio Bilhetes Trocados. E retornou no mês de dezembro do mesmo ano, para exibição dos especiais inéditos de Natal e Ano Novo.

No dia 25 de fevereiro de 2018, o especial foi reexibido no programa Quem não viu, vai ver, e novamente no dia 22 de dezembro do mesmo ano o especial foi reexibido mais uma vez no mesmo programa como especial das festas de fim de ano do SBT.

Referências