3:10 to Yuma (1957)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
3:10 to Yuma
O comboio das 3 e 10 (PT)
Galante e sanguinário (BR)
Estados Unidos
1957 • pb • 92 min 
Direção Delmer Daves
Roteiro Halsted Welles
Elenco Glenn Ford
Van Heflin
Felicia Farr
Género faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

3:10 to Yuma (br: Galante e sanguinário / pt: O comboio das 3 e 10), é um filme estadunidense de 1957 do gênero faroeste, dirigido por Delmer Daves. Este filme é considerado um marco do género faroeste.

Em 2007 foi feito um remake, com Russell Crowe e Christian Bale.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dan Evans é um criador de gado do Arizona, atormentado pela seca que assola as pastagens. Ele e seus dois filhos pequenos assistem o bando de Ben Wade assaltar uma diligência e fugir com o ouro roubado. Na fuga o bando rouba também seus cavalos, mas Dan prefere não reagir. Quando Dan vai até a cidade de Bisbee pedir um empréstimo ao delegado, ele fica sabendo que Ben Wade foi preso, por ficar para trás cortejando uma garota.

O delegado sabe que a gangue tentará libertar Ben, então ele quer retirá-lo logo da cidade. Ele analisa três opções para onde possa levá-lo e arma um ardil para enganar os bandidos. O delegado pede dois voluntários para levar Ben até Contention City, onde o trem que se dirige para Yuma fará uma parada, enquanto ele finge ir em outra direção. Apenas Charles, um bêbado pouco confiável, aceita. Então, o dono do ouro roubado oferece 200 dólares para quem mais se apresentar. Dan, desesperado por não ter conseguido o empréstimo, concorda em ser o segundo voluntário.

Dan, Ben, Charles e Butterfield (o dono do ouro) chegam ao hotel da cidade de Contention. Os bandidos logo ficam sabendo que Ben está ali e sete deles chegam à cidade. Butterfield não consegue convencer mais ninguém para ajudá-los e Dan fica tentado a aceitar a proposta em dinheiro do bandido cativo para ajudar a família e escapar da situação desesperadora.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Os Melhores Filmes de Todos os Tempos, de Alan Smithee, 1995

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.