41º Batalhão de Infantaria Motorizado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
41° Batalhão de Infantaria Motorizado "Batalhão General Joaquim Xavier Curado"
Estado  Goiás
Sigla 41° B I Mtz
Criação 17 de Janeiro de 1975
Comando
Comandante Ten Cel Inf Cesar Humberto Alberto de Souza
Sede
Endereço Avenida Marechal Castelo Branco

0 41ª Batalhão de Infantaria Motorizado (41°B I Mtz) General Xavier Curado 'A Sentinela do Cerrado' é um Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Jataí, em Goiás. Sua área de influência compreende todo o sul e sudeste Goiano. É administrado pela 11ª Região Militar/Comando Militar do Planalto, com sede em Brasília, este batalhão recebe o nome do herói Brasileiro o general Joaquim Xavier Curado, primeiro e único barão e conde de São João das Duas Barras.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1996, o Batalhão participou da Missão de Paz da ONU, em Angola, África, com o efetivo de um pelotão. O 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, única Organização Militar do sudoeste goiano, é composto por uma Companhia de Comando e Apoio, três Companhias de Fuzileiros, Curso de Formação de Sargentos e integra-se à 3ª Bda Inf Mtz, a qual está situada na cidade de Cristalina-GO.

Em 2010 logo após o terremoto que devastou a capital haitiana Porto príncipe, o 41º BIMtz foi selecionado para compor o Brabat 2 ( Brazilian Battalion 2) com uma companhia de fuzileiros, para participar da missão das nações unidas no Haiti. Em 2012, enviou outra Companhia para o Haiti, desta vez para ciompor o Brabat 1. O 41º BIMtz é uma unidade típica da infantaria brasileira, desenvolvendo todas as atividades previstas na base doutrinária de uma Organização militar de infantaria. No final de 2012, realizou com todo o seu efetivo uma operação que envolveu uma marcha para o combate de mais de 42 km e um ataque a uma posição sumariamente organizada, utilizando a forma de manobra infiltração. Nessa operação, a faixa de infiltração possuía cerca de 11 km. Não foi usado festim e sim munição real em todas as atividades. Todos os meios de apoio de fogo foram transportados a braço pelo seu pessoal, tanto na marcha para o combate, como também na infiltração tática, demonstrando assim o elevado grau de adestramento obtido pela unidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]