420 (cultura canábica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

420, 4:20 ou 4/20 refere-se ao consumo de maconha e, por extensão, uma forma de identificar-se com a cultura canábica. A data 20 de Abril é às vezes citada como "Weed Day" or "Pot Day"[1] (Dia da Erva, Dia da Maconha).

A crença mais popular no momento é que o termo teria sido inventado por um grupo de adolescentes da San Rafael High School em San Rafael, California, Estados Unidos em 1971.[2] [3] Os adolescentes iriam encontrar às 4:20pm para fumar maconha fora da escola.[4]

O grupo se autodenominou ‘Waldos’ porque os seus membros saíam por um muro (wall, em inglês) depois da escola.[5] O escritor Ryan Grim, citando entrevistas com Waldos anônimos, diz que o grupo se encontrava embaixo de uma estátua do Louis Pasteur nos terrenos da escola às 4:20pm para procurar por uma plantação abandonada de maconha ali perto de Point Reyes sobre a qual eles ouviram. Eles nunca acharam o esconderijo, mas fumavam maconha enquanto procuravam por ele.[6]

O Diretor Criativo de High Times, Steven Hager foi a primeira pessoa a rastrear os Waldos e publicar seus relatos das origens do termo. Hager escreveu um artigo na edição de Outubro de 1998 da High Times "Are You Stoner Smart or Stoner Stupid?" (“Você é maconheiro esperto ou maconheiro estúpido?”) no qual ele se refere a 4:20 PM como a hora do dia socialmente aceita para consumir cannabis. "Eu acredito que 420 é uma ritualização do uso de cannabis que tem profundo significado para a nossa subcultura," escreveu Hager. "Isso também aponta numa direção para o uso responsável de maconha."

Observâncias de 20 de Abril[editar | editar código-fonte]

20 de Abril (4/20 na notação de data dos EUA) evoluiu para um feriado da contracultura, onde as pessoas se reúnem para celebrar e consumir cannabis.[1] Alguns eventos têm um caráter político, que defendem a descriminalização da maconha não-médica nos Estados Unidos, onde o uso médico e terapêutico está regulamentado em alguns estados.

Referências

  1. a b King, Matt (April 24, 2007). Thousands at UCSC burn one to mark cannabis holiday Santa Cruz Sentinel. MediaNews Group. Cópia arquivada em April 26, 2007.
  2. 420 Snopes.com.
  3. McKinley, Jesse. "Marijuana Advocates Point to Signs of Change", The New York Times, The New York Times Company, April 19, 2009. Página visitada em April 20, 2009. “Mr. Hager disse que o significado do 20 de abril é um ritual que começou no início de 1970 em que um grupo de adolescentes do norte da Califórnia fumava maconha todos os dias às 04:20. O ritual foi difundido e se expandiu para um evento anual em vários lugares. Em breve, os aficionados em maconha estavam usando "420" como um código para fumar e usar isso como uma marca em flyers de shows onde a droga seria abundante. Nos últimos anos, os eventos do 20 de Abril têm se tornado tão difundidos que diversas faculdades têm pedido aos alunos simplesmente pra dizer não. Na Universidade do Colorado, em Boulder, onde milhares de estudantes regularmente usam o dia para acender um no pátio, os administradores enviaram uma mensagem de e-mail este mês pedindo aos alunos pra não "participarem de atividade ilegal, que degrada a reputação de sua universidade e grau."”
  4. Grim, Ryan (April 20, 2009). 420 Meaning: The True Story Of How April 20 Became 'Weed Day' The Huffington Post.. Página visitada em April 20, 2010.
  5. The Huffington Post, April 2009
  6. Grim, Ryan (April 20, 2009). What 420 Means: The True Story Behind Stoners' Favorite Number The Huffington Post..

7. Vitor Porto Di Caccapavi - Leccare pentola gelato, Dedonoblu, Livorno - Itália.

8. Ana Luiza, chaparral.